Formatura Mulheres Mil IFSP Campus São Roque 2024 Curso: Agente De Alimentação Escolar

Publicado: Sexta, 18 de Outubro de 2024, 11h28 | Última atualização em Sexta, 18 de Outubro de 2024, 14h38 | Acessos: 79

No dia 8 de outubro de 2024, ocorreu no auditório do Campus São Roque do Instituto Federal de São Paulo, a formatura das mulheres do Curso de Extensão Agente de Alimentação Escolar, promovido pelo Programa Mulheres Mil, vinculado ao Pronatec.

O Programa Mulheres Mil tem o propósito de qualificar mulheres em situação de vulnerabilidade social que vivem na região em que o campus São Roque está inserido, com vistas à emancipação social e à autonomia financeira. Assim, a partir da realização do curso de Formação Inicial e Continuada de Agente de Alimentação Escolar, dentre outras ações do projeto, buscou-se promover não apenas a qualificação profissional das mulheres atendidas, mas também o seu ingresso no mundo do trabalho, o resgate de sua autoestima, o combate à violência contra a mulher e a aproximação do IFSP com os arranjos produtivos locais.

O Curso de Agente de Alimentação Escolar, mais especificamente, teve como objetivo estimular a inclusão educacional, produtiva e social de 20 mulheres em situação de vulnerabilidade social com vistas à inserção no mundo do trabalho, priorizando as competências profissionais relativas à seleção, sanitização, preparo, conservação, porcionamento e demais serviços a atividades operacionais correlatos aos serviços de alimentação. Este curso de extensão foi coordenado pelo professor Fabio Patrik Pereira de Freitas, com a coordenação adjunta da servidora Christine Hauer Piekarz, apoio do servidor Jean Louis Rabelo de Morais e com a colaboração dos seguintes servidores que atuaram como docentes no curso: Alberto Paschoal Trez, Carlos Alberto Araripe, Daniela Alves Soares, Duzolina Alfredo Felipe de Oliveira, Eddy Bruno dos Santos, Maria Julia Mendes Nogueira e Vivian Delfino Motta. Além dos servidores do IFSP, o curso contou com a colaboração externa da advogada Meire Danieli de Oliveira, os quais, juntos, foram essenciais para a execução e sucesso do curso.

O evento de Formatura foi emocionante  e contou com a presença das formandas e de seus familiares, relembrando a jornada de cada uma, muitas vezes dificultada pela rotina exaustiva das mulheres com filhos e netos.

O IFSP Campus São Roque agradece a todos que colaboraram e participaram da ação, em especial, à Pró-Reitoria de Extensão (PRX), que nos possibilitou a realização desse projeto em nosso campus, e parabeniza todas as formandas pela conquista.

registrado em: ,