Consulta Eletrônica do Projeto Político-Pedagógico do IFSP-SRQ

Publicado: Terça, 06 de Junho de 2023, 17h50 | Última atualização em Terça, 06 de Junho de 2023, 17h54 | Acessos: 1110

Estamos elaborando nosso Projeto Político-Pedagógico, também conhecido como PPP.  Você sabe o que é? Você sabia que toda instituição como a nossa deve ter um?

O Projeto Político-Pedagógico é um documento que reúne os objetivos, metas e diretrizes de uma escola. Ele deve ser elaborado obrigatoriamente por toda instituição de ensino e está previsto em nossa Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

A elaboração do PPP passa por várias etapas e é muito importante que todos nós, estudantes, servidores e comunidade possamos contribuir com este documento, para que ele represente o que nós desejamos para nossa instituição.

Por isso, queremos compartilhar com vocês em qual etapa estamos e convidá-los para participarem também conosco, contribuindo com uma leitura crítica e sugestões de ideias novas ou mesmo de melhorias no material que está sendo produzido.

Quer saber o que tem neste documento?

Todos estes capítulos estão disponibilizados em nossa página institucional, bastando acessar o link clique aqui.

Nela você tem acesso a versão provisória do documento. Provisória? Sim, afinal se é para participarmos, esta versão deve ser apenas um ponto de partida.

Boa parte dos capítulos, reflete o que já temos em nossa instituição hoje e esse levantamento foi feito por uma comissão formada por servidores do câmpus. Já o capítulo 3 e o capítulo 6, são os que consideramos mais importante debatermos com nossa comunidade nesse momento.

O capítulo 3, deverá refletir nossa concepção pedagógica e política de Educação, considerando os aspectos comuns em todo o campus. Falaremos de vários assuntos, especialmente, Gestão democrática, Inclusão Social, Equidade, Práticas pedagógicas, avaliação e muito mais. Se você achar que falta algo, será uma oportunidade de incluir. Se você achar que há algo que não está bom no texto, não está claro ou poderia ser melhorado, também poderá sugerir. Se houver algo que você acredite que deva merecer mais destaque, também será hora de opinar.

No capítulo 6, faremos um diagnóstico de como estamos em relação ao ensino, pesquisa e extensão, dentre outros aspectos. Identificaremos o que consideramos problemas, quais serão nossas prioridades e também nossa proposta de ação. Nós também iniciamos com alguns desafios identificados pelos servidores, porém com certeza no encontro que teremos para debater, idenficaremos diversos outros. Mas… não basta identificar problemas, teremos também que propor estratégias.

A consulta será realizada por meio eletrônico e encontro presencial. No primeiro caso, criamos um formulário digital, onde, após a leitura dos capítulos do PPP, vocês poderão acessar e nos enviar contribuições, através do link subsequente, clique aqui.

No encontro de mobilização para o PPP, na próxima quarta-feira (14/06/2023), teremos um tempo em que todos poderão debater tudo isso em grupo e cada grupo terá um relator que ajudará registrar as sugestões para que sejam analisadas e consideradas na versão final do texto.

Esse é um dia muito importante para nossa instituição e por isso contamos com cada um de vocês! Acessem antes o documento, nos enviem contribuições por meio eletrônico, conversem sobre e vamos pensando antes mesmo de chegar o dia da mobilização, em formas de contribuir.

Aguardamos vocês!

Anexos:
FileCreated
Download this file (PPP_SRQ_2023-24maio2023.doc)PPP_SRQ_2023-24maio2023.doc06/06/2023 17:54