Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Festival Entretodos de Filmes Curtos e Direitos Humanos é Realizado pelo IFSP-SRQ

Publicado: Sexta, 11 de Novembro de 2022, 17h42 | Última atualização em Sexta, 11 de Novembro de 2022, 18h34 | Acessos: 1264

Ao longo do mês de outubro de 2022, foi realizada uma série de projeções cinematográficas, debates e diálogos em torno do tema de direitos humanos no município de São Roque.

Por meio de uma parceria do IFSP com o Festival Entretodos, que busca dar visibilidade a produções de curtas-metragens, estimulando o debate de temas relacionados à temática do festival, a equipe do projeto de extensão “Entretodos no Cinema in Roque”, proporcionou aos mais de duzentos participantes das ações o acesso a cultura e entretenimento, de forma educativa, crítica e reflexiva acerca de diversas questões e problemas sociais contemporâneos, como o racismo, precarização do trabalho e violência.

O primeiro grupo a participar do Festival, no dia 18 de outubro, foi a Escola Municipal de Educação Fundamental Tetsu Chinone, localizada no bairro Paisagem Colonial, na periferia de São Roque. Voltados aos estudantes do nono ano do Ensino Fundamental, os filmes exibidos foram da Mostra Infantil e Juventude, resultando ao final da ação em uma prática artística coletiva com o grupo e a equipe do projeto.

 

 

 

O segundo espaço a sediar o Festival, no dia 22 de outubro de 2022, foi o Quilombo Revolucionário do Carmo, localizado no espaço rural de São Roque. Em um esforço entre a equipe do projeto e a Associação de Remanescentes Quilombolas do Bairro de N. S. do Carmo, as exibições contaram com a presença da comunidade local, membros do Entretodos, especialistas em cinema, além da diretora do curta-metragem Alex, que foi exibido e amplamente debatido no ensejo. Nas rodas de conversa tiveram centralidade os temas de racismo, território e resistência.

 

 

 

 

O terceiro grupo a participar do Festival, no dia 26 de outubro de 2022, foi o próprio Instituto Federal de São Paulo – Câmpus São Roque, por meio das turmas dos anos finais dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio. Com o auditório lotado, foram projetados três curtas: “O Crime da Penha”, “Lado a Lado” e “Perfeição”. Todos tratando da escravidão contemporânea, mas com focos distintos, como a partir de gênero e faixa etária, o que levantou rica discussão e participação empreendida pelos estudantes.

 

 

 

Compreende-se que o projeto “Entretodos no Cinema in Roque” proporcionou à comunidade de São Roque e região um ambiente educativo substanciado pelo cinema e de reflexão acerca dos direitos humanos e cidadania. Com exibições e debates gratuitos, por meio da parceria entre o IFSP, o Festival Entretodos, Associação do Quilombo do Carmo e a Direção da EMEF Tetsu Chinone, a equipe do projeto agradece aos parceiros e participantes, ratificando o compromisso institucional com uma sociedade pautada na práxis transformadora, em que a arte e o cinema possuem papel central na construção de uma realidade cada vez mais justa socialmente. 

Fim do conteúdo da página