Ecoturistando Apresenta: Eco Alimentação nas Atividades de Ecoturismo

Publicado: Sexta, 18 de Novembro de 2022, 11h56 | Última atualização em Sexta, 18 de Novembro de 2022, 11h57 | Acessos: 1194

O Brasil tem o potencial de ser o maior destino de ecoturismo do mundo. Segundo o Instituto Semeia (2019), o Brasil tem o potencial de gerar 44 bilhões de PIB e 978 mil empregos. Isto sem derrubar uma árvore.

O Evento discutirá os conceitos de ego alimentação e eco alimentação, exemplos bem-sucedidos de implantação da eco alimentação com ecoturismo e como isto tem reduzido as desigualdades sociais e contribuído para a preservação ambiental.

A lógica econômica baseada em grandes latifúndios e a utilização de energia com matriz em combustíveis fósseis demonstram que estão esgotando o sistema social e produtivo. Destaca-se que toda a atividade é importante e sempre terá espaço. Todavia, é preciso fomentar uma nova lógica social inclusiva que remete ao equilíbrio econômico, social e ambiental. Para isto, é necessário um novo marco para a governança ambiental para populações originárias, ribeirinhas e todos aqueles que vivem em função da preservação ambiental, muitas vezes confinados à miséria e desvalorização humana e profissional, sofrendo ataques desmedidos a honra e a moral.

Em virtude deste cenário, a eco alimentação (ecofood) e o ecoturismo surgem para disseminar a cultura cooperativa, valorizar a cultura local e restabelecer o equilíbrio do sistema social.

Destarte o ecoturismo permite a atividade turística em paraísos ecológicos de maneira controlada e que visa o equilíbrio da fauna e flora. Este desenvolvimento ocorre por meio da práxis da educação ambiental. Ao mesmo tempo que as pessoas se divertem, tem a disseminação da importância daquele ambiente, suas características, sua cultura, seu povo, suas lendas, poesias para a construção e respeito da diversidade. Esse hibridismo amplo altera a forma como observamos o mundo.

Esta construção coletiva transforma a maneira como a mudança é absorvida, tem-se que podemos mudar de duas maneiras, a primeira por uma forte pressão e a segunda por uma forte reflexão. O ecoturismo e a eco alimentação promovem uma forte reflexão.

Este vínculo entre diversão e natureza é possível e salutar para que se reduza a degradação ambiental. A Eco alimentação e o Ecoturismo harmonizam as faces do ESG (econômico, social e governança). Não se pode ir visitar um lugar ecoturístico no Brasil e saborear a culinária Francesa, seria conveniente saborear a culinária daquele povo e daquele ambiente. Isto gera identidade e rompe com a hierarquização cultural.

Então Vamos Ecoturistar!!

Evento: Dia 30.11.22