Visita Técnica dos Estudantes do Curdo Técnico em Administração - 3º ano.

Publicado: Quarta, 30 de Novembro de 2022, 09h49 | Última atualização em Quarta, 30 de Novembro de 2022, 09h57 | Acessos: 1526

Os estudantes do 3º Ano do Ensino Médio em Administração participaram da Visita Técnica ao escritório de contabilidade Qualiser em São Roque – SP com a finalidade de compreenderem como os diversos departamentos são organizados para atender as demandas administrativas das empresas.

As visitas técnicas ocorridas nos dias 22 e 24/11 tiveram o cunho de sedimentar o conhecimento absorvido em sala de aula e oportunizar que estudantes se conectassem ao mundo das organizações, conhecendo o mercado, sua história, seu propósito e compreendendo as demandas administrativas das empresas. Um ponto que os estudantes destacaram no relatório apresentado após a atividade foi a história do empresário e sua relação com a empresa.

O empresário Wanderlei Divino Antunes, conhecido como Wanderlei da Qualiser, fundou a empresa 1999, Qualiser significa a junção dos termos qualidade em serviço.

Wanderlei teve uma origem marcada pela falta de renda, pelo trabalho desde criança e acolhido por uma família muito carinhosa e preocupada com os filhos. Sua missão era oportunizar uma qualidade de vida melhor para sua família. Porém o início foi bastante complicado, foi Gari e Coveiro, mas sempre teve o sonho e a missão em ser empresário. E exatamente como Gari em um dia bastante chuvoso de tremenda tristeza onde refletia sobre sua vida, ao pegar um saco de lixo, caiu uma frase que leva para sua vida e fez questão de apresentar para os estudantes.

Os vencedores da batalha da vida são pessoas perseverantes que sem se julgarem gênios se convenceram de que só pela fé, perseverança e esforço poderiam chegar ao fim almejado”

A partir daí houve a grande virada da sua vida. Os estudantes puderam analisar como frases e signos nos fazem mudar a forma como enfrentamos os problemas e o que acreditamos. Diversos empresários e profissionais têm suas frases que marcaram e marcam suas trajetórias. Como diz Thomas Robbins “Onde há foco a energia flui”.

Uma característica dos empresários é transformar aquilo que sabem em ação. “Na vida, muita gente sabe o que fazer, mas poucos são aqueles que realmente fazem o que sabem” Thomas Robbins.

Durante a visita foi apresentado a importância das empresas em terem responsabilidade social, 10% da receita da empresa é destinada a atividades culturais, esportivas e sociais.  Todos os anos distribuem brinquedos e fazem eventos com comunidades com a participação do Mascote Qualisinho que é inspirado no Davi (filho do Wanderlei) e o veículo feito exclusivamente para estas atividades que fica na recepção do escritório.

Destaca-se também que sua filha Ana Laura é egressa do IFSP campus São Roque e temos uma estudante a Cassandra que também trabalha na empresa. Hoje Ana Laura é formada em Contabilidade, responsável pela parte fiscal e está se graduando em Administração.

Um dos pontos a serem sublinhados desta visita é que as pessoas estavam trabalhando, foi possível ver a rotina e o cotidiano de uma empresa. Normalmente a visita técnica não permite o contato com as pessoas em seu local de trabalho. Vários estudantes destacaram este item e notaram características do clima organizacional e trabalho em equipe, vinculados à disciplina de gestão de pessoas.

Houve um momento de integração, onde o Wanderlei apresentou a empresa, preparou um almoço especial para os estudantes e distribuiu brindes comprados e utilizados exclusivamente para esta atividade.

Queremos agradecer ao Wanderlei que desde o início concordou em fazer a visita técnica e foi super receptivo, gentil e deu todo o apoio. A Jayane de Oliveira do marketing que organizou a visita técnica juntamente com a equipe. O Salex nos recebeu e mostrou cada setor, esclarecendo brilhantemente cada etapa. A Ana Laura que é sempre generosa e com o mesmo sorriso da estudante egressa do nosso campus. Aos colaboradores que nos receberam muito bem e aos brilhantes e magníficos Alunos que se interessaram pela atividade e se comportaram como profissionais de alto nível.

Agradecemos também a nossa família do Instituto, ao Prof. Dr. Frank Viana Carvalho – Diretor do Campus São Roque, Profa. Anna Carolina Salgado Jardim – Diretora Adjunta, prof. Dr. Rafael Fabricio de Oliveira – Coordenador de extensão e a profa. Dra. Sonale Diane Pastro de Oliveira – coordenadora do ensino médio técnica em ADM. Sempre apoiam as atividades e prezam pela autonomia e liberdade da atividade docente e discente.

À todas as outras empresas, órgãos públicos, comunidades e outros. Estamos sempre disponíveis para fazermos atividades conjuntas com o propósito de construirmos um Brasil mais cooperativo, inclusivo, que de oportunidade aos nossos jovens, reduza as desigualdades sociais e que se torne uma potência em fazer o bem para as pessoas. Os nossos canais sempre estão abertos para todas as organizações.