Em comemoração ao Dia Mundial da Água, alunos do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental (TGA) recebem funcionários da Hershey para realização conjunta do Mutirão da Limpeza de Afluente do Ribeirão Carambeí

Publicado: Quinta, 23 de Março de 2023, 11h40 | Última atualização em Quinta, 23 de Março de 2023, 15h24 | Acessos: 1163

No dia 21/03 (terça-feira) foi realizada a comemoração antecipada do “Dia Mundial da Água” no IFSP/SRQ. Os alunos do curso de TGA recepcionaram e acompanharam os funcionários da fábrica de chocolates da Hershey para a ação ambiental.

O Prof. Renan Felicio dos Reis apresentou as ofertas de cursos no Câmpus e, especificamente, o curso de Tecnologia em Gestão Ambiental ao público presente e explicou sobre a estrutura do curso e as oportunidades de atuação profissional. Os alunos da turma do 5º semestre Aylah Beatriz Rodrigues Fazano e Nathan Maciel De Camargo Pereira relataram sobre a atuação discente, oportunidades e experiências adquiridas ao longo do curso no Instituto Federal.

A equipe da Hershey foi chamada ao palco para, simbolicamente, formalizar o acordo de cooperação técnica entre as instituições. A documentação encontra-se em trâmites, mas a relação de parceria e cooperação vem de longa data. Todos os anos o IFSP-SRQ realiza ações ambientais de conscientização na fábrica, com ampla participação de alunos e funcionários.

A coordenadora do acordo de cooperação, Profa. Miriã Camargo Felicio ressaltou sobre a importância de expor os alunos à realidade do mercado de trabalho, estimulando-os a colocarem em prática o aprendizado adquirido em sala de aula.

Em seguida, o grupo foi convidado a participar de uma visita guiada ao Câmpus para apresentar um pouco das instalações da instituição. Depois de apresentadas as orientações e cuidados para a realização do mutirão da limpeza, os participantes dirigiram-se ao afluente do Ribeirão Carambeí (nas proximidades da instituição) para iniciarem a coleta de resíduos. Em parceria com a instituição, a coordenadora Silmara e a psicóloga Luna do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) acompanharam a ação no bairro.

Localizado em uma área de fácil acesso, o trecho do Ribeirão Carambeí carece de cuidados e não atende à faixa de Área de Preservação Permanente (APP) conforme preconiza o Código Florestal (Lei 12.651/2012).

Durante a ação foram coletados aproximadamente 460 Kg de resíduos e os participantes que mais coletaram foram premiados com kits de chocolates da Hershey. A prefeitura do município de São Roque, parceira fundamental da ação ambiental, providenciou a destinação final adequada dos resíduos coletados.

Vale lembrar que este é o segundo acordo de cooperação técnica realizado pelo curso de Tecnologia em Gestão Ambiental.  Em setembro de 2022, o coordenador do projeto, Prof. Renan Felicio dos Reis, assinou o acordo de cooperação técnica com a Associação Vuturussu, responsável por preservar as áreas de cobertura de mata tropical nativa (Mata Atlântica) no entorno de áreas residenciais, contribuindo para a conservação da área e a consequente promoção da qualidade de vida da comunidade.

Essas parcerias são resultado de muito trabalho e dedicação dos envolvidos, que visam o crescimento profissional dos alunos e divulgação do curso de TGA na região de São Roque.