Professor do Instituto Federal lança livro de contos

Publicado: Quarta, 31 de Maio de 2023, 19h09 | Última atualização em Quarta, 31 de Maio de 2023, 19h09 | Acessos: 1074

Na quarta-feira, 24 de maio, Rogério de Souza, professor doutor de Sociologia do IFSP, lançou, no campus São Roque, o livro “Árvore dos mutilados”, escrito com Jaime Lira e lançado pela editora Patuá.

Constituído por 13 contos e duas músicas, o livro retrata, segundo os seus autores, inquietações, acertos de conta e vingança contra aqueles que historicamente ocuparam e, infelizmente, persistem em condições de privilégio numa sociedade erigida na desigualdade enraizada. Cepas diversas, os frutos desse tronco apresentam múltiplos sabores. Da vulgar violência cotidiana contra a população negra – quase sempre com final não feliz, retirantes nordestinos tentando sobreviver na selva inóspita da metrópole, jovens periféricos triturados pela miséria retroalimentada, caneta do Supremo Tribunal nada imparcial, religioso-político de trajetória que trombamos todos dias nas praças dos principais centros econômicos; aos delírios constrangidos e angustiantes da classe média que não se cansa de olhar no espelho.

O amargo na língua só é atenuado com a miragem realista de um cão gigante que engole pets, casaca guia e um garanhão esfumaçado cuspindo fogo na avenida Marginal Pinheiros, em São Paulo, ao som dos Racionais MC's.

O lançamento ocorreu dentro da Semana de Biologia e contou com a participação de estudantes, servidoras, servidores e comunidade externa.

JAIME LIRA: é músico, compositor e escritor, lançou dois álbuns com o grupo Barrocò. Fã de ficção, literatura de cordel e música popular universal, escreve sobre a realidade fantasiosa do dia a dia.

ROGÉRIO DE SOUZA: é professor de Sociologia no Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Autor de livros e artigos acadêmicos nas áreas de Educação, Cultura e Violência. Aproveita-se das frestas da estrutura burocrática do ensino e pesquisa para escrever textos de opinião, crônicas e contos.