Atuação do IFSP-SRQ no 50º aniversário do Dia Mundial do Meio Ambiente

Publicado: Quarta, 07 de Junho de 2023, 08h07 | Última atualização em Quarta, 07 de Junho de 2023, 13h51 | Acessos: 1130

2023 marca o 50º aniversário do Dia Mundial do Meio Ambiente e na última segunda-feira, dia 05 de junho, o IFSP Roque realizou uma série de ações para informar e sensibilizar a comunidade.

A programação interna foi desenvolvida pelo projeto de ensino “IFSP São Roque Pelo Clima”. Pela manhã foi realizado um Cine Debate, com a mostra do documentário Lixo Mutante da plataforma Ecofalante. A mesa debatedora foi mediada pela Profa. Dra. Glória Cristina M. C. Miyazawa e teve como convidadas a Profa. Dra. Liège Petroni, professora adjunta na Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, a ativista socioambiental do Coletivo SOS Barueri Karoline Santana e a Profa. Dra. Nathalia Abe Santos, do IFSP São Roque.

No período da tarde foi realizada uma Aula Aberta ministrada pela professora Thaís Minatel Tinós com turmas dos cursos técnicos integrados ao ensino médio. Foram debatidos temas como os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, Mudanças Climáticas, Racismo Ambiental e a escolha da ONU para este ano, soluções para a poluição plástica. Os estudantes participaram ativamente da aula realizando apresentações musicais e teatrais, leituras de discursos de ativistas jovens e poemas, produções audiovisuais e artísticas. Estas produções compuseram a 1ª Mostra de Arte Ambiental do IFSP São Roque e ficarão expostas durante toda a semana.

Na programação externa, houve a participação de três equipes de projetos de extensão do IFSP-SRQ, vinculados ao temário ambiental, na Semana de Meio Ambiente de Araçariguama, evento promovido pela Prefeitura Municipal e Secretaria de Meio Ambiente. As ações envolveram apresentação dos cursos técnicos integrados ao ensino médio e cursos superiores aos estudantes e munícipes, apresentação cultural pelo projeto “Saberes Afro-Brasileiros na Roda de Capoeira”, conscientização em relação a práticas sustentáveis pelo projeto “Reaproveitamento de Resíduos Sólidos na perspectiva da Economia Solidária: oportunidades que vêm do lixo”  e relações humanitárias com animais não humanos pelo projeto “IFSP câmpus São Roque e Educação Humanitária, conexão para o bem-estar entre os seres humanos, animais não humanos e o meio ambiente”.

As atividades realizadas envolveram mais de uma centena de participantes, fortalecendo a aproximação e laços de cooperação com diversas organizações, ampliando a marca institucional, e desenvolvendo reflexões críticas e para a conscientização, na escola e fora dela, em prol da sustentabilidade de nosso planeta.