IFSP São Roque celebra conquistas na 10ª Olimpíada Brasileira de Geografia
IFSP São Roque celebra conquistas na 10ª Olimpíada Brasileira de Geografia
Estudantes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio representaram a instituição na 10ª Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG) e conquistaram 30 medalhas.
Etapa estadual
A competição reuniu mais de 100 mil inscritos de todo o país e o IFSP Campus São Roque, com 45 equipes orientadas pelos professores Rafael Fabricio de Oliveira e Thaís Minatel Tinós, conquistou na etapa estadual:
- 4 ouros
- 12 pratas
- 14 bronzes
As provas, realizadas online em três rodadas ao longo do mês de agosto, exigiram dos participantes capacidade de análise e interpretação dos fenômenos geográficos e geocientíficos de modo integrado, rompendo com o dualismo geografia física x geografia humana. O principal objetivo da OBG é criar um espaço de colaboração e aproveitar o evento para o crescimento e a difusão de boas práticas de ensino.
Mais do que medalhas
A OBG é reconhecida pela valorização e defesa da ciência geográfica no âmbito escolar, mostrando a amplitude da Geografia como uma área fundamental para entender os desafios da sociedade contemporânea, mas também indicar potenciais soluções, fortalecendo a formação para o exercício da cidadania e da responsabilidade social.
Ao longo das provas, os estudantes são estimulados a desenvolver pesquisas, resolver problemas práticos e refletir sobre questões como mudanças climáticas, urbanização e desigualdades socioespaciais, geotecnologias e geoinformação, geopolítica, conflitos internacionais, políticas públicas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Além disso, o bom resultado pode abrir portas para os medalhistas: importantes universidades públicas, como USP, UNICAMP e UNESP oferecem vagas em seus cursos para medalhistas de olimpíadas científicas.
Valorizando a participação feminina
Desde 2023, o IFSP Campus São Roque incorpora na sua premiação o Prêmio GeoMina, que visa incentivar e valorizar a participação de meninas na ciência. Apesar de simbólico, o Prêmio GeoMina pretender incentivar cada vez mais a participação feminina na OBG, bem como fortalecer o movimento no âmbito estudantil, visto que as meninas representam minoria entre os premiados nas principais olimpíadas científicas do Brasil e internacionais.
Cerimônia de entrega de medalhas
O IFSP São Roque fará a entrega das medalhas da OBG, juntamente com medalhas de outras olímpiadas científicas, em uma cerimônia a ser realizada no dia 08 de outubro à partir das 16h30 no auditório do campus. Todos os responsáveis e familiares estão convidados a participarem!
Redes Sociais