Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Prof. Dr. Fernando Piedade promove evento para lançamento do livro em Justiça Restaurativa na Educação

Publicado: Sexta, 10 de Outubro de 2025, 18h25 | Última atualização em Sexta, 10 de Outubro de 2025, 18h26 | Acessos: 87

O Professor Fernando Piedade, coordenador do Grupo de Pesquisa em Justiça Restaurativa do IFSP, promoveu no dia 07 de outubro o lançamento do livro "Justiça Restaurativa na Educação" no campus São Roque. O livro é fruto dos estudos desenvolvidos pelos pesquisadores integrantes do GP. No total 27 autores, de diferentes partes do Brasil, São Paulo, Rio Grande do Sul, Bahia, Maranhão, Sergipe e Paraná, todos integrantes do GP, coordenado pelo professor Fernando. Participaram do evento a Desembargadora do TJCE Maria das Graças Almeida de Quental do Ceará e a Conselheira Tutelar Alita Batista do Maranhão. O livro foi prefaciado pelo Desembargador Leoberto Brancher - TJRS.

Segundo o professor Fernando "a crescente incidência de conflitos e episódios de violência no ambiente escolar tem provocado intensos debates sobre a eficácia dos instrumentos disciplinares tradicionais e a necessidade de abordagens mais inclusivas, dialógicas e transformadoras. Nesse contexto, emergem propostas que buscam romper com práticas punitivas e excludentes, abrindo espaço para alternativas pedagógicas que promovam a corresponsabilidade, o diálogo e a reparação, uma dessas propostas é a Justiça Restaurativa: abordagem que se fundamenta na necessidade de enfrentamento efetivo da violência e dos conflitos cotidianos no ambiente escolar, por meio da articulação entre práticas pedagógicas e políticas públicas comprometidas com os direitos humanos, a igualdade educacional e a cultura de paz. A Justiça Restaurativa baseia-se no encontro voluntário, livre e consentido entre a vítima, o ofensor e, se apropriado, a comunidade, visando a resolução do conflito através do diálogo, da interação e da compreensão mútua.

Ainda sob a coordenação do professor Fernando, houve, ainda, o Curso de Formação de Facilitadores em Justiça Restaurativa para profissionais do Cras, Creas e Conselho Tutelar do município de São Roque.

 

 

Fim do conteúdo da página