IFSP - Campus São Roque realiza visita técnica ao PETAR
Em mais uma oportunidade, fora organizada, entre os dias 17 e 19 de outubro de 2025, por professores, técnico-educacionais e estudantes do IFSP - Campus São Roque, expedição ao Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR), desta vez com apoio de recursos de emenda parlamentar da deputada federal Juliana Cardoso (PT). Neste ano, a viagem foi planejada pela equipe do projeto de extensão do Cursinho Popular, com o objetivo de criar um espaço educativo cuja concepção orienta-se a uma formação integral, disponibilizando não apenas conteúdos típicos do vestibular - com destaque para o Enem, mas criando abordagens para o desenvolvimento do cidadão e cidadã em sua integralidade, preparando-os para a vida acadêmica, cultural e política.
O PETAR abrange uma área de 35.102.8 hectares e localiza-se no Vale do Ribeira, no sudeste do estado de São Paulo. Trata-se de uma das mais antigas unidades de conservação estadual, criada em 1958. A importância da área é resultado da associação entre umas das mais extensas faixas contínuas de reserva da Mata Atlântica, com rica biodiversidade e presença de sistemas cársticos, que juntos propiciam uma paisagem singular, associada a atividades turísticas e de lazer. Cabe destacar ainda que essa região é uma das mais importantes áreas espeleológicas do país, com aproximadamente 450 cavernas registradas, com grande diversidade de espeleotemas e formações minerais, uma variedade de cachoeiras, mirantes, trilhas e a resistência no local de comunidades tradicionais (quilombolas, indígenas e ribeirinhas).
O grupo, constituído por 3 professores e 1 técnica-educacional e 42 estudantes do Campus São Roque, visitou em três dias 5 grandes cavernas do Parque: cavernas do Ouro Grosso, Alambari de Baixo, Santana, Couto e Morro Preto. Nelas, observando formações geológicas e a complexidade dos espeleotemas, além de realizar trilhas e passeios, como o tradicional Boia-Cross pelo rio Betari, bem como a experimentação de cachoeiras, piscinas naturais e o desfrute da natureza in loco. Essas práticas tiveram caráter pedagógico, com objetivo de materializar ampla bagagem cultural e formativa aos estudantes, considerando o contato com a natureza, o turismo de base local, o estudo do meio, o trabalho em equipe e de forma cooperativa, além da vivência de um museu a céu aberto em meio à Mata Atlântica e às maiores cavernas brasileiras.
Por fim, é importante agradecer o apoio da direção geral e de ensino, às coordenações setoriais dos cursos, os esforços da equipe socio-pedagógica, a equipe da contabilidade e finanças, a confiança dos pais e estudantes no projeto, da atuação dos professores, motorista e demais servidores, além da comunidade do Núcleo Ouro Grosso e Santana, no bairro da Serra, pelos serviços prestados na estada do grupo. Sinergia que, uma vez mais, garantiu as ações e o compromisso institucional do IFSP com a educação pública, de qualidade e socialmente referenciada.
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