Página inicial > Estágios no IFSP > CEX - Extensão > Ações de Extensão (Editais e Seleção de Projetos) > Retorno das atividades do projeto de extensão “Saberes Afro-brasileiros na Roda de Capoeira”

Publicado: Sexta, 19 de Maio de 2023, 07h35 | Última atualização em Sexta, 19 de Maio de 2023, 07h35 | Acessos: 502

Na última sexta-feira, dia 12 de Maio de 2023, o projeto de extensão Saberes Afro-brasileiros na Roda de Capoeira, desenvolvido por meio do Câmpus São Roque do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP, retornou com atividades, que acontecem todas as sextas-feiras das 09h00 às 11h00.

O Projeto acontece desde 2019, com o objetivo de integrar valores, conhecimentos e saberes afro-brasileiros para qualificar o processo educativo em atividades cooperativas e culturais por meio da roda e da prática de capoeira. O projeto conta atualmente com a equipe executora formada pelo Mestre Cabelo, Prof. Dr. Rafael Fabricio, Profa. Dra. Carol Jardim e Prof. Dr. Rogério Tramontano (atual coordenador do projeto), bolsista Manuelle Santos e o servidor Fabiano Silva.

Durante o período pandêmico as atividades não ocorreram devido às medidas de segurança, entretanto, em 2022 o projeto foi realizado com a participação dos alunos da EMEF Tetsu Chinone, escola municipal localizada no bairro Paisagem Colonial.

Neste ano contamos com a participação de 42 alunos inscritos para participar das atividades, nas quais serão desenvolvidas oficinas de Capoeira, com construção de instrumentos, letras e músicas tradicionais, roda de capoeira angola, regional, maculelê, puxada de rede, samba de roda, entre outras formas de expressão, além de reuniões semanais para estudos com a comunidade da teoria e da prática da capoeira.

A Lei Federal n.º 10.639/2003 inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura AfroBrasileira”, sendo estendida pela Lei Federal n.º 11.645/2008, que a altera e inclui nesta temática a questão indígena. As atividades propostas constituem-se em encontros semanais no IFSP/SRQ, estando a comunidade convidada a participar e somar com as ações.

Clique nas imagens para ampliá-las.