Página inicial > Educação Especial e Acessibilidade (NAPNE) > Ações, comunicados e notícias > Participação do NAPNE no planejamento pedagógico 2022-1

Participação do NAPNE no planejamento pedagógico 2022-1

Publicado: Quinta, 03 de Fevereiro de 2022, 17h35 | Última atualização em Quinta, 03 de Fevereiro de 2022, 17h35 | Acessos: 317

O NAPNE-SRQ no planejamento do 1º semestre letivo de 2022

O NAPNE-SRQ, representado pela sua coordenadora, a pedagoga Janaína Ribeiro Bueno Bastos, esteve presente nas atividades de planejamento do 1º semestre do ano letivo de 2022. A participação do Núcleo consistiu numa palestra, apresentada por Janaína, cujo objetivo foi o de informar os docentes sobre como está ocorrendo a inclusão no campus São Roque e como as atividades de ensino podem ser adaptadas para atender as necessidades dos alunos acompanhados pelo Núcleo.

Janaína apresentou o NAPNE aos docentes, esclarecendo seu papel nas ações inclusivas do IFSP. Também explicou que o grupo é constituído de servidores, alunos e membros da comunidade externa e qual o público-alvo da Educação Especial.

Em sua fala, Janaína fez um apanhado histórico das dificuldades enfrentadas pelos deficientes e os marcos legais que garantem os direitos dessas pessoas ao acesso àquilo que elas necessitam para desempenharem, com a plenitude de seus potenciais, o papel de cidadãos.

A Lei Brasileira de Inclusão (LBI) teve implicações no campo educacional, prosseguiu Janaína, com a criação da Política Nacional de Inclusão, que determina que ela deve ocorrer, mas escolas regulares, em todos os níveis e modalidades de ensino.

Na sequência, Janaína apontou a importância não apenas de garantir acessibilidade aos ambientes, a acessibilidade arquitetônica, mas, principalmente, de garantir a acessibilidade curricular.

Por meio de uma atividade prática e um exemplo, Janaína sensibilizou os docentes para a importância da linguagem adaptada a cada tipo de deficiência. Se existe um problema na recepção da informação, a atenção é prejudicada e o processamento cognitivo dessa informação fica comprometido. O papel do NAPNE é, justamente, auxiliar os professores na adaptação da linguagem às necessidades singulares de cada aluno.

Por fim, Janaína explicou que existe uma reserva de até 6 vagas, em cada turma de ingressantes, para os alunos da Educação Especial e que, depois do ingresso, o NAPNE realiza uma entrevista com o aluno e sua família, para estabelecer a melhor maneira de ajudá-lo em sua trajetória acadêmica.

Os professores apreciaram bastante a apresentação feita por Janaína, que respondeu a alguns questionamentos e colocou o NAPNE à disposição de todos.