IFSP - Campus São Roque recebe Leandro Alves, Secretário de Organização da APEOESP para abertura do Curso de Introdução à Gestão Escolar
Na noite do dia 08.04.25 fomos abrilhantados com a presença do palestrante prof. Leandro Alves, que foi secretário geral e atualmente é secretário de organização da Apeoesp. Faz parte do Fórum estadual de educação SPPREV (previdência do Estado de São Paulo) e do CAC´s Fundeb.
Com participação de 75% dos estudantes, Leandro nos trouxe informações riquíssimas sobre educação democrática e sua operacionalização por meio da meta 19 e seus desdobramentos, demonstrando exemplos práticos de como aplicá-la no planejamento e na execução. Momento em que trouxe à tona o debate sobre os planos municipais de educação que ocorrem este ano e enfatizou o problema dos planos de gabinete sem a participação da comunidade. Dado reforçado pelo reduzido número de 120 fóruns de educação frente aos 645 municípios Paulistas.
Enfatizou a importância da manutenção do concurso público como garantia e continuidade dos serviços públicos e como municípios e estados tem optado por precarizar e fragilizar a condição de trabalho como forma de exercer controle e poder. Isto permite que tenham domínio sobre temas que nem sempre tem apoio da população. Destacou que 50% dos professores do Estado de São Paulo são contratados, o que não condiz com a vontade popular expressa na Constituição Cidadã.
Este projeto de avanço da iniciativa privada sobre a educação vem se intensificando nos últimos 30 anos em São Paulo, pavimentado pela ideia do Estado Mínimo, prejudicando a sociedade e produzindo um alarmante crescimento das desigualdades sociais. E mais recentemente estimulado pelo fenômeno da plataformização.
Como reflexão, nos instigou a pensarmos em como a gestão se articulou para receber os filhos pós pandemia e realçou a necessidade da Lei de Responsabilidade Educacional, as conquistas recentes para resgatar o interesse pela profissão docente como o Pé de Meia e a Luta pelo piso Salarial, que mesmo tendo sido uma conquista desde 2008, muitas prefeituras adicionam benefícios para justificar o pagamento do piso e transformá-lo em teto. Prática que não condiz com a essência da construção do piso salarial.
Convidou todos a participarem desta construção do Fórum de Educação e também a conhecerem a Secretaria de Educação e a APEOESP. Convidou todos (as) para a luta contínua, vigilante, inovadora e atemporal. Democracia se constrói com o debate e este debate passa pela escola pública.
Agradecemos ao Leandro por compartilhar sua experiência e enriquecer com tantos detalhes o curso de Introdução à Gestão Escolar.
Gratidão!! ao Prof. Leandro Alves
Redes Sociais