Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Pós-graduação > Metodologia do Ensino das Ciências da Natureza (Lato Sensu) > Comunicação Social > Notícias > Alunos do IFSP - São Roque participam de podcast sobre educação midiática
Início do conteúdo da página

Alunos do IFSP - São Roque participam de podcast sobre educação midiática

Publicado: Quarta, 06 de Dezembro de 2023, 13h36 | Última atualização em Quarta, 06 de Dezembro de 2023, 13h37 | Acessos: 1376

No mês de outubro o IFSP- São Roque  na condição de escola polo do programa Escolas2030  foi  indicado  pela  Ashoka Brasil (organização que coordena o programa no Brasil) para participar  da segunda temporada do podcast Curti, e daí?  A primeira temporada ouviu jovens de várias regiões do Brasil, e foi muito bem recebida pelos educadores.

Você pode ouvir os episódios aqui.

O proposito dessa ação foi  que os alunos  conversassem   sobre a relação que têm com as redes sociais, abordando temas como: uso excessivo de tela, consumo de notícias através das redes sociais, influência e autoexpressão, como lidar com o ódio online, etc. A exemplo da primeira temporada, foi promovido um encontro descontraído, visando proporcionar um bate-papo onde os alunos fossem os protagonistas. A gravação (em áudio e vídeo) reuniu  alunos dos cursos  técnico integrado ao ensino médio em alimentos, administração e meio ambiente.

 

Clique aqui e assista um trecho da gravação.

 

Sobre o podcast

“Curtí, e daí?”, um projeto do Instituto Vero, das jornalistas Januária Alves, Laura Mattos e Eliane Leme com  apoio do  YouTube.

O projeto incluiu na primeira edição cinco episódios que trataram sobre a relação dos jovens de 14 a 17 anos com a internet e em especial, com as redes sociais. Cada um dos episódios contou com os depoimentos de jovens de escolas particulares e públicas de todo o Brasil, além de influenciadores digitais e especialistas em Educação, que abordam temas específicos da Educação Midiática. O podcast foi recomendada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação da Unicamp e Unesp e também destacado no relatório de Recomendações para o Enfrentamento ao Discurso de Ódio e ao Extremismo no Brasil, produzido pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.

 

Sobre as responsáveis:

LAURA MATTOS: Uma das principais jornalistas que cobrem educação no país. Jornalista e mestre pela USP, é autora de 'Herói Mutilado – Roque Santeiro e os Bastidores da Censura à TV na Ditadura'.

JANUÁRIA CRISTINA ALVES: Mestre em Comunicação Social pela ECA/USP, jornalista, educomunicadora, autora de mais de 50 livros infantojuvenis, duas vezes vencedora do Prêmio Jabuti de Literatura Brasileira, co-autora do livro “Como não ser enganado pelas fake news”, autora de “#XôFakeNews - Uma história de verdades e mentiras” e do Guia "#influencerdigitalnareal - guia para criadores de conteúdo infantojuvenil" em colaboração com o Redes Cordiais. É membro da Mil Alliance, a Aliança Global para Parcerias em Alfabetização Midiática e Informacional da Unesco e colunista do Nexo Jornal.

ELIANE LEME: É jornalista formada pela FIAM e pós-graduada em Comunicação Empresarial pela Cásper Libero. Foi chefe de edição e redação da Rádio Bandeirantes, em São Paulo, onde atuou por 15 anos. Com séries na RB, Eliane conquistou dois Prêmios Vladimir Herzog, um dos mais importantes do jornalismo brasileiro. Migrou depois para a televisão, onde por 17 anos liderou a comunicação corporativa da Band. Agora, à frente da soupods, produtora de podcasts, dedica-se a conectar pessoas e marcas através do som.

Fim do conteúdo da página