Página inicial > Sistemas, serviços e informações > Comunicação Social > Notícias > Dia Internacional das Mulheres no IFSP - Câmpus São Roque

Dia Internacional das Mulheres no IFSP - Câmpus São Roque

Publicado: Sexta, 10 de Março de 2023, 07h12 | Última atualização em Sexta, 10 de Março de 2023, 13h25 | Acessos: 1040

No dia 08 de março, data em que é celebrado o Dia Internacional das Mulheres, e ao longo da semana, foram realizadas atividades culturais em homenagem às mulheres da comunidade do Instituto Federal campus São Roque.

Um painel chamado ‘’Mulheres na Literatura’’ foi exposto em frente à Biblioteca, onde foram divulgados livros e biografias de importantes escritoras do Brasil e do Mundo.

Mulheres icônicas da literatura brasileira como Cecília Meireles, Clarice Lispector, Hilda Hilst e Carolina Maria de Jesus, estiveram entre as escritoras homenageadas.

Outra importante ação dirigida pela Diretora Carol Jardim foi o "Círculo das Mulheres - com afeto", onde cada mulher que trabalha no campus São Roque do IFSP (docente, técnica-administrativa, limpeza, cantina, refeitório e portaria), recebeu um bombom de chocolate e duas pequenas mensagens, e escolheram uma das mensagens para entregar para uma das colegas do campus.

De igual forma, o Grêmio Estudantil coordenou um "Correio Elegante em homenagem às mulheres do campus".

Nos períodos vespertino e noturno do dia 08/03, após uma fala do Diretor Geral Frank Viana Carvalho sobre a importância histórica da data, uma poesia em homenagem às mulheres do IFSP São Roque foi declamada no pátio pelo bibliotecário e escritor Héber Bensi. O poema pode ser lido no final desta publicação.

Após a poesia, duas alunas, Yasmin Alves da Rocha e Silva e Larissa Oliveira, ambas da Licenciatura em Ciências Biológicas, discursaram sobre a importância do dia e da luta por direitos e equidade.

Dia Internacional da Mulher

Delicadas, mas tão fortes,
trabalhadoras, doce essência,
Lutaram, amaram, inacreditavelmente
estão além dos
barreiras e padrões,
construíram e sonharam
um futuro melhor às gerações.
Com flores esperavam
a luz ser colhida por
melhores direitos,
sendo mensageiras da justiça.
Vocês são o sorriso de Deus.
São as flores da paz,
iluminando os campos e cidades,
são a mensagem pacífica na Síria, Ucrânia,
em em todos os lugares, são a chama
da luta pela liberdade e esperança.
Russas, Japonesas,
Africanas, Brasileiras, Ucranianas e Russas.
Em todos os lugares,
vocês são a definição da própria beleza.
Cultivaram o infinito nos livros e sorrisos.
Na ciência, inteligência e talento,
pensaram além de escalas e divisões,
discórdias e políticas.
Realizaram o impossível,
com apenas um sorriso do dia a dia.
Caminharam com a esperança no coração.
Em todos os trabalhos
vocês são valentes, guerreiras,
incansáveis, mães e filhas.
Superam quaisquer barreiras.
Sendo sua luz uma qualidade,
a bravura, vocês são o sorriso de superação.
No passado e presente
fazem a História,
a própria História, ser colorida.

(Héber Bensi)