Página inicial > Sistemas, serviços e informações > Comunicação Social > Notícias > Estudantes e professores do IFSP participam da Feira USP e as Profissões

Estudantes e professores do IFSP participam da Feira USP e as Profissões

Publicado: Terça, 19 de Setembro de 2023, 14h12 | Última atualização em Quarta, 20 de Setembro de 2023, 11h51 | Acessos: 717

Na última sexta-feira, 15 de setembro, noventa e oito estudantes e professores do IFSP – Campus São Roque participaram da Feira USP e as Profissões 2023, na Universidade de São Paulo, capital. A excursão foi organizada entre as turmas dos anos finais de Alimentos, Administração e Meio Ambiente, integrados ao Ensino Médio, além do Cursinho Popular Pré-ENEM.

Na Feira, estudantes tiveram oportunidade de conhecer uma das mais importantes universidades da América Latina e referência internacional para a ciência, educação e o desenvolvimento tecnológico. Conforme proposto pela USP, o evento é destinado aos vestibulandos e aos demais interessados em conhecer os cursos de graduação oferecidos pela Universidade de São Paulo. Apresenta aos jovens do ensino médio e de cursinhos pré-vestibular como é a vida acadêmica de uma universidade, informando dados importantes para uma escolha consciente de sua futura profissão. Ao mesmo tempo, o evento contribui para que o estudante, ao tornar-se universitário, desenvolva um relacionamento integrador com a comunidade universitária e com a sociedade, aproveitando as múltiplas atividades acadêmicas, culturais e sociais que a USP oferece.

Na USP, o grupo ainda visitou espaços como o Museu de Geociências, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Instituto Butantã, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária, entre outros espaços, como o Centro Esportivo da USP, em que estudantes e professora praticaram vôlei, interagindo diretamente com o público da universidade.

A organização da viagem contou com apoio da Direção Geral e de Ensino, da Coordenadoria de Extensão, das Coordenadorias de Cursos, professores dos terceiros anos, representações de turmas e estudantes, além de entidades estudantis do Campus, como o Grêmio e a CAV.  Nesta perspectiva, a aprendizagem do grupo ao longo do processo de organização do itinerário, bem como a participação concreta no evento, reforça a missão institucional do IFSP, que consiste em consolidar uma práxis educativa que contribua para a inserção social, à formação integradora e à produção do conhecimento.