Página inicial > Sistemas, serviços e informações > Comunicação Social > Notícias > A gestão de projetos ambientais na prática - Alunos de TGA apresentam projetos na “The Hershey Company”

Publicado: Quinta, 07 de Dezembro de 2023, 11h01 | Última atualização em Quinta, 07 de Dezembro de 2023, 11h07 | Acessos: 866

No dia 28/11 os alunos da turma do 4º semestre do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental (TGA4) apresentaram propostas de projetos ambientais a serem desenvolvidos numa das maiores fábricas de chocolate do Brasil, a Hershey’s!

Durante o componente curricular “Gestão de Projetos Ambientais”, ministrado pela Profa. Miriã C. Felicio, os alunos tiveram a oportunidade de desenvolver projetos de extensão seguindo as diretrizes do Project Management Body of Knowledge - PMBoK, o maior guia de gestão de projetos criado pelo Instituto americano PMI (Project Management Institute).

Inicialmente foi realizado um “kickoff meeting” no IFSP/SRQ com representantes da fábrica de chocolates. Na ocasião, as equipes de projeto identificaram os requisitos do cliente para então propor alternativas sustentáveis. O resultado da reunião foi a elaboração do Termo de Abertura do Projeto (TAP), documento que oficializa o início dos trabalhos a serem desenvolvidos. Foram definidas três temáticas:

1. Eficiência energética
  2. Reuso de água
  3. Logística reversa

Em seguida, as equipes de projeto realizaram uma visita técnica na Hershey’s com o objetivo de coletar dados para a construção da declaração de escopo, documento detalhado composto pelas entregas a serem realizadas bem como o cronograma, mapeamento dos stakeholders, estrutura analítica do projeto (EAP) e outros.

As apresentações aconteceram na sala de reuniões da empresa com a presença da Engª. Elisama, gerente do Departamento de Meio ambiente, Saúde e Segurança (EHS), do Engº Jander César Teixeira, gerente de produção, da Gestora Ambiental Laura Magnani e de membros da equipe de engenharia e recursos humanos (RH). Os alunos apresentaram alternativas para os desafios levantados pela empresa, como a possibilidade de reutilização do plástico BOPP (Polipropileno Biorientado), reuso de água da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) e instalação de placas fotovoltaicas na área de estacionamento da Hershey’s.

O fechamento do componente curricular ocorreu no dia 05/12 no IFSP/SRQ, em que representantes da Hershey´s anunciaram a equipe vencedora, composta pelos alunos: Enzo Tierno, Lucas Brejon, Pedro Sebben e Romulo Ferreira, que propuseram alternativas de logística reversa para o plástico BOPP. Os ganhadores foram premiados com seis meses de chocolates da linha Hershey´s grátis oferecidos pela fábrica de chocolates.

A oportunidade de trazer a realidade do setor industrial pra dentro da sala de aula enriquece o processo de aprendizagem, além de cumprir com os requisitos de curricularização de atividades de extensão. A cooperação entre a instituição e a indústria só reforça a qualidade de ensino ofertado pelo IFSP/SRQ e a responsabilidade sócio ambiental da indústria.

O IFSP/SRQ agradece a Hershey’s pela parceria, acolhimento e confiança de sempre.

[VÍDEO FINAL]