Página inicial > Sistemas, serviços e informações > Comunicação Social > Notícias > Atividade do Projeto de Extensão “Remanescentes do Quilombo do Carmo: a luta por memória e identidade no território de direitos”

Publicado: Segunda, 25 de Setembro de 2017, 13h47 | Última atualização em Segunda, 25 de Setembro de 2017, 13h48 | Acessos: 2508

No último sábado, 23 de setembro de 2017, estudantes, professores e voluntários do Projeto de Extensão do IFSP/SRQ “Remanescentes do Quilombo do Carmo: a luta por memória e identidade no território de direitos” estiveram em atividade de campo, para o plantio de mudas crioulas (mandioca, cara, cana, milho e outras espécies) no Quilombo do Carmo, área rural do município de São Roque. Participaram mais de vinte pessoas de diferentes instituições, incluindo a comunidade quilombola e representantes do IFSP.

As mudas foram obtidas na 10ª. Feira de Troca de Sementes e Mudas Tradicionais dos Quilombos, em Eldorado-SP, na Vale do Ribeira. Atividade apoiada pelo IFSP campus de São Roque, com a ida de professores até o evento, que discutiu a atual dinâmica política e econômica das comunidades, bem como as estratégias para o desenvolvimento dos núcleos remanescentes em todo país, além da troca de sementes tradicionais e fortalecimento dos laços de amizade com as 29 comunidades presentes, o ISA, a Conaq e outros representantes de diferentes universidades e institutos de pesquisa do país.

Esta ação é uma das frentes do projeto, que visa apoiar a ativação do patrimônio cultural da comunidade do Quilombo do Carmo pelo uso sustentável da terra, fortalecendo a memória do grupo, reforçando seus direitos e apoiando a cooperação entre diferentes atores da região. O projeto ainda conta com uma frente voltada para a educação das relações étnico-raciais, operacionalizando nas escolas do município a Lei 10.639/2003 com atividades voltadas para o ensino da temática de história e cultura afro-brasileira e ligada diretamente ao Quilombo do Carmo na região.