Página inicial > Sistemas, serviços e informações > Comunicação Social > Notícias > Alunos do grupo de Robótica do IFSP – São Roque ministram o Minicurso “Desvendando os mistérios da Robótica”, na XI CIPATEC

Publicado: Quarta, 30 de Outubro de 2019, 20h37 | Última atualização em Sexta, 01 de Novembro de 2019, 11h01 | Acessos: 1430

Os alunos Gustavo Ferreira de Campos, Yasmin Cardoso Leite, André Luís de Oliveira, Danilo Prestes da Rocha, Lucas Ryan da Silva Ramos, Marcos Vinicius Perez Sanches Rodrigues e Lara de Moura, do Curso Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio, do IFSP São Roque, ministraram Minicurso de Robótica na XI CIPATEC. O minicurso foi dividido em três etapas: Introdução à linguagem de programação com ênfase no C++; História do software Arduino; e Aulas práticas e teóricas sobre programar no Arduino. Tudo teve duração de duas horas e trinta minutos.

O aluno Gustavo ensinou sobre tensão, voltagem, portas digitais e analógicas, entrada USB e placa do Arduino. Os participantes foram convidados a olharem placas, cabos e peças utilizadas na montagem de um robô, bem como montarem um circuito eletrônico com a placa do Arduino para acender uma led. Foi um sucesso, como mostra o vídeo abaixo, em que os participantes mostraram interesse na montagem.

Clique na imagem para ampliá-la.

Após a parte prática inicial, o aluno Gustavo apresentou as variáveis do tipo int e float, destacando a int, mostrou a tela do Arduino e como essa funciona. Por fim, ensinou um código de programação que faz a led acender e foi solucionando juntamente com a equipe de robótica as dúvidas dos participantes que obtiveram sucesso no minicurso..

Clique na imagem para ampliá-la.

Os alunos foram elogiados, a aula foi clara e objetiva e como um dos resultados houve aumento no número de integrantes da equipe de robótica que inicialmente eram quatro e atualmente são doze.

Outro destaque na participação dos alunos foi a melhora no desempenho do robô apresentado no mesmo dia 24 de outubro, como mostra o vídeo abaixo.

Para a professora Estela Mara de Oliveira, colaboradora do grupo, foi uma experiência incrível e extremamente satisfatória assistir uma aula de programação com alto nível, realizada por alunos do Ensino Médio e Técnico. A professora dá os parabéns para vocês alunos!! Sucesso!!.