Série Biblioteca a distância, sugestões para estudo e leitura: um passeio virtual pela Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro
A Biblioteca Nacional, também conhecida apenas pela sigla BN (https://www.bn.gov.br/), com sede na cidade do Rio de Janeiro-RJ, é o órgão responsável pela execução da política governamental de captação, guarda, preservação e difusão da produção intelectual do País. Com mais de 200 anos de história, é a mais antiga instituição cultural brasileira.
Em 2006, foi inaugurada a BNDIGITAL (https://www.bn.gov.br/explore/acervos/bndigital), a versão digital da Biblioteca Nacional.
A BNDigital tem como objetivos principais preservar a memória cultural e proporcionar o amplo acesso às informações contidas em seu acervo. Livros e itens da BN como fotos, cartas de escritores, documentos históricos originais, passaram por processos de digitalização. A captura é feita sem danos ao acervo, a partir do documento original ou do microfilme, em um moderno e bem equipado Laboratório de Digitalização. O primeiro passo é a geração de um arquivo máster com alta qualidade, que fica armazenado em ambiente de segurança no centro de processamento de dados da Biblioteca Nacional. Desse arquivo são feitas as imagens derivadas, em diversos formatos, que são disponibilizadas para consulta via internet. Os leitores que acessam o acervo digital da BN podem ler as obras, visitar exposições virtuais, e pesquisar conteúdos como fotos e cartas pessoais dos maiores escritores de qualquer lugar com acesso à internet.
Segue disponíveis para download nessa postagem um manuscrito original de um texto de Machado de Assis, uma carta escrita a mão por Olavo Bilac, além de outra carta assinada por Monteiro Lobato, alguns dos documentos históricos da literatura brasileira disponíveis na base de dados da Biblioteca Nacional.
Link para acesso a outras publicações da série ''Biblioteca a distância: IFSP São Roque'': http://srq.ifsp.edu.br/index.php/biblioteca/biblioteca-a-distancia
Redes Sociais