II Semana da Consciência Negra 2022 no IFSP-SRQ

Publicado: Segunda, 21 de Novembro de 2022, 12h14 | Última atualização em Terça, 22 de Novembro de 2022, 07h31 | Acessos: 1297

O Câmpus São Roque do IFSP comemora a II Semana da Consciência Negra 2022, entre os dias 21 a 26 de novembro.

O evento como caráter extensionista atende demandas urgentes de combate ao racismo e uma educação pautada pelas relações étnico-raciais e a diversidade, sendo pensado de forma a aglutinar todos os segmentos discentes, corpo técnico  e também a comunidade externa.

PROGRAMAÇÃO II - SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA 2022 - IFSP/SRQ

• Data: 21/11 a 26/11 - Tema: “O Brasil também é Negro”

Mesa/Rodas de Conversa e Bate Papo:

I)   Mesas

• Mesa: As cidades e as negritudes – Profª.Drª Giselly Barros / IFSP

Data 21/11, das 10h00 às 12h (evento presencial). Local: Auditório

Mediador: Profº. Drº.Rogério Souza e Profa.Msª Vivian Mota

• Mesa: 10 anos da Lei 12711/12 de Cotas no Brasil

Integrantes: Profº.Drº. Rodrigo Umbelino da Silva/ Profª. Ms Vivian Delfino / Prof.Drº.Fernando Piedade / Rodrigo Rocha – Graduando em Ciências Sociais/USP / Alunos do ensino médio e outros convidados.

Data 21/11 das 16h35 às 18h25(evento presencial). Local: Auditório

• Mesa: Seletividade Penal  Doutoranda em Ciência Política Luana Silva – Polcrim        Unicamp

Data: 22/11 das 19h30 às 21h00 (evento on line).

Mediador: Profº. Drº. Rodrigo Umbelino

• Mesa:  As religiões de matriz africana – resistência, luta e o sagrado. Mãe Ofá.

Data 25/11 das 10h às 12h. (evento presencial).

Local: Auditório.

Mediador: Alunos do coletivo negro e professores.

II)  Rodas de Conversa

• Roda de Conversa – Práticas Pedagógicas – Feminismo Negro Profa. Msª. Edina Rosa com os alunos da Licenciatura em Ciências Biológicas e demais estudantes –

23/11 horário das 18h50 às 20h30. (evento presencial)

Local: Sala de aula 2

• Roda de Conversa – Apresentação de pesquisas iniciação cientifica e o Movimento Negro Unificado, mediação Rodrigo Rocha, estudante de Ciências Sociais/USP e egresso do IFSP/São Roque

Data 24/11 às 10h30 às 12h (evento on line).

III) Arte e Cultura Negra Sarau Negro – apresentação, leitura de autores negros e negras.

• Cinedebate – Tema: “O quilombo ontem e hoje” Filme: “Quilombo” – 23/11 às 18h30.

Mediador aluna Manuelle Santos/AMB2, Debatedores: Profº Drº Rodrigo Umbelino, Prof° Dr° Rogério Souza, Profª Msª Vivian Delfino.

Local: Anfiteatro

• Mostra de Arte de Cultura e o Sarau Negro - apresentação, leitura de autores negros e negras (26/11)

Local: Campus São Roque

Os eventos on line serão transmitidos pelo canal do youtube do Cinedebate/IFSP/SRQ https://www.youtube.com/live/9J5V8avhg54?feature=share