Coordenadoria de Pesquisa e Inovação - CPI
CPI
A partir da publicação da Lei Federal nº 11.892 de 2008, que criou os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, ficou estabelecido que uma das finalidades dos Institutos Federais é o estímulo e a realização da pesquisa aplicada, visando o desenvolvimento científico e tecnológico, com o objetivo de estender seus benefícios à comunidade.
Dessa forma, a Coordenação de Pesquisa e Inovação do IFSP - Câmpus São Roque tem como objetivos planejar e acompanhar as atividades relacionadas com a pesquisa, buscando seu fortalecimento em todos os níveis de ensino do IFSP.
Os trabalhos de Iniciação Científica têm como objetivos:
- despertar a vocação científica e tecnológica dos alunos de graduação;
- estimular e desenvolver o pensamento científico, a capacidade criativa, o espírito crítico e a procura de novas respostas e soluções inovadoras;
- conscientizar o aluno das questões sociais e éticas inerentes à pesquisa científica e tecnológica.
O IFSP participa de programas do CNPq, como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), por meio de sistemas de cotas.
Confira artigos e relatos de experiência de docentes e estudantes do IFSP campus São Roque na Revista Eletrônica Scientia Vitae, periódico trimestral do IFSP Campus São Roque. A Scientia Vitae também está no Facebook.
IMPORTÂNCIA
A CPI do IFSP Câmpus São Roque tem como objetivo principal fomentar as atividades de pesquisa e inovação por meio de programas de bolsas de iniciação científica, jornadas de produção científica e tecnológica, ciclos de palestras técnicas, projetos de pesquisa institucionais, divulgação de artigos em revistas científicas etc. Essa coordenaria está sob coordenação da Profa. Dra. Nathalia Abe Santos (Portaria da Reitoria nº 2.741, publicada no Diário Oficial da União em de 22 de abril de 2021).
- Coordenador: Profª. Drª. Nathalia Abe Santos
- Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
- Formulário de Contato
COMPESQ
Sobre o Comitê de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (COMPESQ)
O COMPESQ do Câmpus São Roque é formado por servidoras e servidores designadas(os) na portaria Nº SRQ.0017/2020, atendendo o Art. 10 da Resolução n.º 81/2018, de 02 de outubro de 2018 do Conselho Superior do IFSP, que trata das diretrizes para as atividades de Pesquisa e Regulamento para os projetos com financiamento interno ou externo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.
As atribuições do COMPESQ estão apresentadas na mesma resolução (Resolução n.º 81/2018, de 02 de outubro de 2018), sendo que essas são:
- Tomar ciência da legislação que trata da pesquisa e das orientações do Conselho de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (CONPIP) e da PRP;
- Estimular associações das atividades de pesquisa e inovação no campus com as de extensão e ensino;
- Fomentar as atividades de pesquisa e de inovação no câmpus;
- Realizar o acompanhamento das atividades de pesquisa, inovação e pós-graduação realizadas no câmpus;
- Cumprir a etapa de análise do mérito técnico-científico dos projetos, quando requerida;
- Verificar nos projetos de pesquisa e inovação de o preenchimento da autodeclaração de princípios éticos está condizente com as características do projeto;
- Aprovar projetos de pesquisa com financiamento, conforme trâmite previsto na Resolução n.º 81/2018, de 02 de outubro de 2018.
Atual composição do COMPESQ do IFSP - Câmpus São Roque (Portaria)
Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Grupo de Pesquisa
- Diálogos Didáticos de Línguas e Literatura
- Ensino de Ciências e Biologia
- Estudos Integrados em Administração de Recursos Humanos
- Flora Fungal Criptogâmica e Fanerogâmica da R. São Roque
- Grupo de Pesquisa em Educação Profissional do Instituto Federal de São Paulo, Câmpus São Roque (GPEP-IFSP/SRQ)
- Núcleo de Estudos em Gênero, Raça e Agroecologias-NEGRAS
Pesquisadores
Abaixo, encontra-se a lista de docentes que desenvolvem pesquisa no Câmpus São Roque do IFSP. Mais informações sobre a(o)s docentes podem ser acessadas aqui ou na plataforma Integra (https://integra.ifsp.edu.br/).
Nome |
Área da sua formação |
Área de pesquisa |
Grupo(s) de pesquisa que atua |
Dra. Andrea Barros Carvalho de Oliveira |
Letras-Português/Inglês/ Espanhol |
Ensino/aprendizagem de língua portuguesa e língua inglesa; Formação de professores (língua portuguesa/língua inglesa) |
Diálogos Didáticos de Língua e Literatura/IFSP- campus São Roque |
Dr. Breno Bellintani Guardia |
Ciências Biológicas |
Monitoramento de sinais de eletroencefalograma (EEG) combinados com treinos de neurofeedback; Os processos de aprendizagem do autocontrole da atividade cerebral cortical. |
______ |
Me. Camila Molina Palles |
Matemática |
______ |
_____ |
Dr. Carolina Gil Garcia |
Engenharia Ambiental |
______ |
_____ |
Dr. Eduardo Roque Mangini |
Marketing |
Marketing; Administração de serviços, Comportamento do consumidor; Métodos quantitativos e modelagem de equações estruturais |
Grupo de Análise em Sistema Agroindustriais e Grupo em Administração, Marketing e Turismo |
Dr. Fábio Laner Lenk |
Viticultura e Enologia / Agronomia |
Viticultura; Tecnologia de Bebidas; Enogastronomia; Inovação; Indicação Geográfica |
Tecnologia de Alimentos |
Dr. Fernando Santiago dos Santos |
Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas |
Ensino de ciências e biologia, particularmente botânica, evolução e sistemática filogenética. Mais informações: http://fernandosantiago.com.br/shoseki.htm#artigos |
1) Flora criptogâmica, fungal e fanerogâmica da região de São Roque-SP; 2) Ensino de Ciências e Biologia |
Dr. Flavio Trevisan |
Engenharia agronômica |
Viticultura, com ênfase na produção de mudas de videira. |
_______ |
Dr. Francisco Rafael Martins Soto |
Medicina veterinária |
Gestão ambiental em suinocultura; Gestão ambiental em áreas rurais |
Gestão ambiental em suinocultura |
Dr. Jaqueline Carlos-Bender |
Ciências Biológicas. Doutorado em Imunologia. |
Metodologias ativas de Aprendizagem; Métodos ágeis de desenvolvimento de Projetos; Formação de Professores; Produção de anticorpos recombinantes. |
______ |
Dr. José Hamilton Maturano Cipolla |
Administração |
Clusters Empresariais; Modelo Katz aplicado a gestores públicos no nível estratégico. |
______ |
Dr. José Luiz da Silva |
Filosofia |
Filosofia e epistemologia da Psicanálise. |
_____ |
Esp. Leila Cristina dos Santos |
Tradução de Libras |
_____ |
_______ |
Dra. Márcia de Oliveira Cruz |
Matemática |
________ |
Grupo de pesquisa em epistemologia e didática |
Dr. Márcio Pereira |
Zoologia - Entomologia |
Zoologia principalmente artrópodes; A área de interesse é conhecer a diversidade animal, elaborar estratégias para conservação de espécies e propor ações de uso de animais para controle biológico. |
|
Ma. Mariana de Araujo Alves da Silva |
Artes |
Cultura e arte popular. |
|
Me. Ody Marcos Churkin |
Filosofia e Pedagogia / Mestrado Educação |
Utilização de Tecnologias no Ensino aprendizagem |
|
Dra. Patrícia Pessoa |
Ciências biológicas |
_______ |
______ |
Dr. Rafael Fabricio de Oliveira |
Geografia |
Cartografia Social; Planejamento Territorial; Urbanização e Meio Ambiente, Patrimônio Cultural |
Cidades e Patrimonialização (GECIPA); Grupo Patrimônio, Memória e Território; Grupo de Pesquisa em Educação Profissional (GPEP). |
Dr. Renan Felicio dos Reis |
Engenharia Ambiental |
Saneamento Ambiental, com ênfase em Gestão e Tecnologia para Resíduos Urbanos, tratamento de água para abastecimento público (ETA), tratamento de esgotos domésticos (ETE), tratamento de efluentes em geral, tratamento de lodo de ETA e lodo de ETE, aproveitamento energético, energia solar, e avaliação de impactos ambientais e licenciamento ambiental. |
GeTecSAM (Gestão e Tecnologia em Saneamento Ambiental) |
Dr. Rogério de Souza |
Ciências Humanas |
A representação e representatividade da população negra nos livros didáticos; A experiência do Ensino Médio Integrado; Cursinhos preparatórios comunitários enquanto experiência de Educação Popular; Cultura e violência a partir da análise de obras literárias e produção musical. |
GPEP-IFSP SÃO ROQUE |
Dr. Rogério Tramontano |
Física |
_______ |
GPEP - Grupo de Pesquisas em Ensino Profissionalizante |
Ma. Rosana Roversi |
Engenharia de Alimentos |
Desenvolvimento de alimentos sem glúten; Reutilização de resíduos da vitivinicultura. |
EMBRAPII – IFSP/Matão |
Ma. Sandra Harumi Shiokawa De Simone |
Letras |
Linguagem e educação - Estudos sobre linguagem numa perspectiva interdisciplinar |
Diálogos Didáticos de Língua e Literatura |
Dr. Sandro José Conde |
Ciências |
Ferramentas Digitais na Aprendizagem; Educação do Século XXI; Métodos Ativos de Aprendizagem |
_______ |
Dra. Sonale Diane Pastro de Oliveira |
Ciências Humanas |
_____ |
Diálogos Didáticos de Língua e Literatura |
Dr. Willian dos Santos Triches |
Tecnologia em Viticultura e Enologia |
Desenvolvimento da vitivinicultura paulista |
________ |
Redes Sociais