Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Prof. Dr. Fernando Piedade ministra curso para gestores (as) da Rede de Ensino Pública Municipal de São Roque
Início do conteúdo da página

Prof. Dr. Fernando Piedade ministra curso para gestores (as) da Rede de Ensino Pública Municipal de São Roque

Publicado: Terça, 23 de Setembro de 2025, 09h37 | Última atualização em Terça, 23 de Setembro de 2025, 10h05
O Professor Fernando Piedade ministrou o curso de formação em Educação Afrocentrada e Antirracista, baseada na Lei N. 10.639/03, que tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as instituições de ensino fundamental e médio do país. 
O curso aconteceu na EMEF Carmem Lúcia, a convite de Laís Paranhos - Diretora de Educação do município. 
 
Foi um momento marcado pelo desafio de superarmos o racismo estrutural presente em nossa sociedade, superação possível a partir de constantes reflexões e debates acerca da educação afrocentrada; epistemicídio; educação antirracista; delineamentos conceituais do racismo e suas formas de operação; as ações afirmativas; estudos decoloniais; críticas ao conhecimento único eurocêntrico, entre outros. 

Na ocasião, o professor ressaltou a importância da implementação efetiva da lei - no Projeto Político Pedagógico, nos Planos de Ensino, no currículo escolar, por meio de práticas pedagógicas mais humanas, justas e equitativas comprometidas em combater o racismo estrutural. 

O percurso antirracista é de muita reflexão. Diante disso, faz-se necessário um Projeto Político Pedagógico baseado em potências - da cultura africana, afrodiaspórica e indígena. Isso porque a educação brasileira caminha a passos lentos quando se fala em educação antirracista. Precisamos, urgentemente, de formação continuada para educadores; de Políticas Pú-
blicas diretas entre os governos; de materiais pedagógicos
antirracistas (bibliotecas afrocentradas) e, sobretudo, de investimento e apoio por parte do Poder Público.

Prof. Dr. Fernando Piedade
Instagram: FernandoPiedade-
 
Fim do conteúdo da página