Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Prof. Dr. Fernando Piedade promove evento para lançamento do livro em Justiça Restaurativa na Educação
Início do conteúdo da página

Prof. Dr. Fernando Piedade promove evento para lançamento do livro em Justiça Restaurativa na Educação

Publicado: Sexta, 10 de Outubro de 2025, 18h25 | Última atualização em Sexta, 10 de Outubro de 2025, 18h26

O Professor Fernando Piedade, coordenador do Grupo de Pesquisa em Justiça Restaurativa do IFSP, promoveu no dia 07 de outubro o lançamento do livro "Justiça Restaurativa na Educação" no campus São Roque. O livro é fruto dos estudos desenvolvidos pelos pesquisadores integrantes do GP. No total 27 autores, de diferentes partes do Brasil, São Paulo, Rio Grande do Sul, Bahia, Maranhão, Sergipe e Paraná, todos integrantes do GP, coordenado pelo professor Fernando. Participaram do evento a Desembargadora do TJCE Maria das Graças Almeida de Quental do Ceará e a Conselheira Tutelar Alita Batista do Maranhão. O livro foi prefaciado pelo Desembargador Leoberto Brancher - TJRS.

Segundo o professor Fernando "a crescente incidência de conflitos e episódios de violência no ambiente escolar tem provocado intensos debates sobre a eficácia dos instrumentos disciplinares tradicionais e a necessidade de abordagens mais inclusivas, dialógicas e transformadoras. Nesse contexto, emergem propostas que buscam romper com práticas punitivas e excludentes, abrindo espaço para alternativas pedagógicas que promovam a corresponsabilidade, o diálogo e a reparação, uma dessas propostas é a Justiça Restaurativa: abordagem que se fundamenta na necessidade de enfrentamento efetivo da violência e dos conflitos cotidianos no ambiente escolar, por meio da articulação entre práticas pedagógicas e políticas públicas comprometidas com os direitos humanos, a igualdade educacional e a cultura de paz. A Justiça Restaurativa baseia-se no encontro voluntário, livre e consentido entre a vítima, o ofensor e, se apropriado, a comunidade, visando a resolução do conflito através do diálogo, da interação e da compreensão mútua.

Ainda sob a coordenação do professor Fernando, houve, ainda, o Curso de Formação de Facilitadores em Justiça Restaurativa para profissionais do Cras, Creas e Conselho Tutelar do município de São Roque.

 

 

Fim do conteúdo da página