CPA - Comissão Própria de Avaliação
Comissão Própria de Avaliação
O que é CPA?
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é um órgão autônomo e permanente existente em todas as Instituições de Ensino Superior (IES), públicas ou privadas, conforme estabelece a Lei Federal nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).
Sua função principal é coordenar e conduzir os processos internos de avaliação institucional, sistematizando informações e análises sobre o funcionamento da instituição, com foco na melhoria contínua da qualidade do ensino, da gestão e da responsabilidade social.
A CPA é composta por representantes de todos os segmentos da comunidade acadêmica — docentes, discentes, técnicos-administrativos e representantes da sociedade civil — garantindo uma visão plural e democrática da instituição.
O Trabalho da CPA
- O trabalho da CPA tem por objetivo promover uma cultura de autoavaliação e aprimoramento institucional contínuo, contribuindo para o desenvolvimento da instituição em todas as suas dimensões.
- Entre suas principais funções estão:
- Planejar e executar os processos de autoavaliação institucional;
- Coletar e analisar dados sobre ensino, pesquisa, extensão, infraestrutura e gestão;
- Identificar potencialidades, fragilidades e oportunidades de melhoria;
- Elaborar relatórios de autoavaliação enviados ao INEP/MEC;
- Subsidiar decisões estratégicas para o planejamento e desenvolvimento institucional;
- Estimular a participação da comunidade acadêmica, garantindo transparência e engajamento nos processos avaliativos.
A CPA, portanto, atua de forma articulada com os gestores e os colegiados da instituição, alimentando o processo decisório com informações qualificadas e fomentando o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas e administrativas.
A Avaliação
- Desde a criação do SINAES, em 2004, a avaliação institucional passou a ser parte essencial do processo de regulação e supervisão da educação superior no Brasil.
- O SINAES é composto por três dimensões principais:
- Avaliação das Instituições de Ensino Superior (autoavaliação e avaliação externa);
- Avaliação dos cursos de graduação;
- Avaliação do desempenho dos estudantes (ENADE).
- A autoavaliação conduzida pela CPA é um processo cíclico e formativo, que busca refletir sobre as práticas institucionais, identificar avanços e propor melhorias.
Os resultados obtidos são analisados pela direção e coordenações, que devem oferecer devolutivas à comunidade e utilizar as informações para o aprimoramento contínuo dos cursos e da gestão. - Com a Lei nº 14.375/2022 e a Portaria MEC nº 265/2022, as avaliações externas passaram a poder ser realizadas presencialmente (“in loco”) ou de forma virtual (“virtual in loco”), o que ampliou a flexibilidade e a modernização dos processos avaliativos.
A Próxima Avaliação da CPA no Campus São Roque
- No Instituto Federal de São Paulo – Campus São Roque, as avaliações da CPA ocorrem sempre no segundo semestre de cada ano, conforme previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e no Regimento Interno da CPA.
- A comunidade acadêmica — professores, estudantes e técnicos-administrativos — é convidada a participar ativamente, respondendo aos questionários e contribuindo com sugestões para o aprimoramento contínuo da instituição.
- O envolvimento de todos é fundamental para que os resultados reflitam fielmente a realidade do campus e sirvam de base para ações concretas de melhoria da qualidade institucional.
- A CPA reforça que a avaliação não tem caráter punitivo, mas sim formativo e propositivo, constituindo-se em um instrumento de reflexão, aprendizado coletivo e fortalecimento da cultura de qualidade no IFSP – Campus São Roque.
Avaliações
Auto avaliação Institucional
A Autoavaliação Institucional é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído pela Lei Federal nº 10.861/2004 e coordenado pelo Ministério da Educação (MEC).
O sistema é composto por três processos principais: a Autoavaliação Institucional, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) e a Avaliação Externa das Instituições de Ensino Superior.
Auto avaliação Institucional - CPA Central
- Relatório de Autoavaliação Institucional do IFSP - 2025, exercício 2024
- Relatório de Autoavaliação Institucional do IFSP - 2024, exercício 2023
- Relatório de Autoavaliação Institucional do IFSP - 2023, exercício 2022
- Relatório de Autoavaliação Institucional do IFSP - 2022, exercício 2021
- Relatório de Autoavaliação Institucional do IFSP - 2020
- Relatório de Autoavaliação Institucional do IFSP - 2019 - Versão Final
- Relatório de Autoavaliação Institucional do IFSP - 2019
- Relatório de Autoavaliação Institucional do IFSP - 2018
- Relatório de Autoavaliação Institucional do IFSP - 2017
- Relatório de Autoavaliação Institucional do IFSP - 2016
- Relatório de Autoavaliação Institucional do IFSP - 2015
- Relatório de Autoavaliação Institucional do IFSP - 2014
Acesse aqui outros Relatórios da Autoavaliação Institucional - CPA Central
Membros
Os membros da Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Instituto Federal de São Paulo – Campus São Roque são designados oficialmente por meio de portaria, conforme prevê a legislação do SINAES e o regimento interno da instituição.
A composição da CPA deve contemplar representantes de todos os segmentos da comunidade acadêmica — docentes, discentes, técnicos-administrativos e representantes da sociedade civil — assegurando pluralidade, transparência e representatividade no processo de autoavaliação institucional.
Para consultar os membros da CPA acesse a Portaria nº 33/2024 - DRG/SRQ/IFSP de 13/03/2024.
Projeto
AUTOAVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL
O Programa de Avaliação Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) foi elaborado para atender à Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e cria a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES) e a Comissão Própria de Avaliação (CPA) em cada Instituição de Ensino Superior (IES) do Sistema Federal de Ensino.
O presente Programa foi elaborado com base na Portaria MEC nº 2.051, de 9 de julho de 2004, e nos documentos Diretrizes para a Autoavaliação das Instituições e Orientações Gerais para o Roteiro da Autoavaliação das Instituições, editados pelo INEP.
O Programa de Avaliação Institucional foi implantado e é desenvolvido pela Comissão Própria de Avaliação (CPA).
DIRETRIZES PARA A AUTOAVALIAÇÃO
O processo de Autoavaliação deve fornecer uma visão global da instituição sob uma dupla perspectiva, segundo o documento Diretrizes para a Autoavaliação das Instituições:
-
o objeto de análise é o conjunto de dimensões, estruturas, relações, atividades, funções e finalidades da instituição, centrado em suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, segundo os diferentes perfis e missões institucionais. Está compreendida, na avaliação da instituição, a gestão, a responsabilidade e os compromissos sociais, bem como a formação acadêmica e profissional, com vistas a repensar sua missão para o futuro; e
-
os sujeitos da avaliação são os conjuntos de professores, estudantes, técnico-administrativos e membros da comunidade externa, especialmente convidados ou designados.
OBJETIVOS
Respeitada a missão institucional, ainda segundo o documento Diretrizes para a Autoavaliação das Instituições, o processo de Autoavaliação tem dois objetivos centrais:
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Avaliar a instituição como uma totalidade integrada, permitindo a autoanálise valorativa da coerência entre a missão e as políticas institucionais efetivamente realizadas, visando à melhoria da qualidade acadêmica e ao desenvolvimento institucional; e
-
Privilegiar o conceito de Autoavaliação e sua prática educativa, a fim de gerar, nos membros da comunidade acadêmica, autoconsciência de suas qualidades, problemas e desafios para o presente e o futuro, estabelecendo mecanismos institucionalizados e participativos para a sua realização.
OBJETIVOS OPERACIONAIS
O Programa de Avaliação Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) tem como principais objetivos:
a) gerar conhecimento para a tomada de decisão dos dirigentes da instituição em relação à melhoria contínua da qualidade dos serviços de educação superior ofertados;
b) pôr em questão os sentidos do conjunto de atividades e finalidades cumpridas pela instituição;
c) identificar as potencialidades da instituição e as possíveis causas de seus problemas e pontos fracos;
d) aumentar a consciência pedagógica e a capacidade profissional do corpo docente e técnico-administrativo;
e) fortalecer as relações de cooperação entre os diversos atores institucionais;
f) tornar mais efetiva a vinculação da instituição com a comunidade;
g) avaliar a relevância científica e social de suas atividades e produtos; e
h) prestar contas à sociedade sobre os serviços desenvolvidos.
A avaliação interna é um processo contínuo por meio do qual a instituição constrói conhecimento sobre sua própria realidade, buscando compreender os significados do conjunto de suas atividades para melhorar a qualidade educativa e alcançar maior relevância social.
Para tanto, o presente Programa de Avaliação Institucional busca sistematizar informações, analisar coletivamente os significados das realizações, desvendar formas de organização, administração e ação, identificar pontos fortes e potencialidades, bem como pontos fracos, e contribuir com estratégias de superação de problemas.
EQUIPE DE COORDENAÇÃO: A CPA
A Comissão Própria de Avaliação (CPA-IFSP) é o órgão responsável pela implantação e desenvolvimento do Programa de Avaliação Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), com as atribuições de condução dos processos de avaliação internos, sistematização e prestação das informações solicitadas pelo INEP.
ETAPAS DA AVALIAÇÃO INTERNA
1. Planejamento
A elaboração do Programa de Avaliação Institucional compreende a definição de objetivos, estratégias, metodologia, recursos e calendário das ações avaliativas. O calendário deve contemplar os prazos para execução das ações principais e as datas de eventos (reuniões, seminários etc.), observando igualmente os prazos estabelecidos pela Portaria nº 2.051/2004, que regulamenta o SINAES.
O planejamento, discutido com a comunidade acadêmica, deve levar em conta as características da instituição, seu porte e a existência ou não de experiências avaliativas anteriores.
2. Sensibilização
No processo de Autoavaliação, a sensibilização busca o envolvimento da comunidade acadêmica na construção da proposta avaliativa por meio da realização de reuniões, palestras, seminários e outros meios de comunicação. A sensibilização deve estar presente tanto nos momentos iniciais quanto na continuidade das ações avaliativas.
3. Desenvolvimento
No desenvolvimento do processo de avaliação institucional, a CPA-IFSP procura assegurar a coerência entre as ações planejadas e as metodologias adotadas, a articulação entre os participantes e a observância dos prazos.
Esta etapa consiste especialmente em:
-
realizar reuniões ou debates de sensibilização;
-
sistematizar demandas, ideias e sugestões oriundas dessas reuniões;
-
realizar seminários internos;
-
definir a composição dos grupos de trabalho, atendendo aos principais segmentos da comunidade acadêmica;
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construir instrumentos para coleta de dados (entrevistas, questionários, grupos focais e outros);
-
definir a metodologia de análise e interpretação dos dados;
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definir as condições materiais para o desenvolvimento do trabalho;
-
definir o formato do relatório de Autoavaliação;
-
agendar reuniões sistemáticas de trabalho;
-
elaborar relatórios; e
-
organizar e discutir os resultados com a comunidade acadêmica, bem como divulgar as experiências desenvolvidas.
4. Consolidação
Esta etapa refere-se à elaboração, divulgação e análise do relatório final. Contempla, também, a realização de um balanço crítico do processo avaliativo e de seus resultados em termos da melhoria da qualidade institucional.
A) Relatório
O relatório final de avaliação interna deve expressar o resultado do processo de discussão, análise e interpretação dos dados advindos, principalmente, do processo de Autoavaliação. É importante que ele seja capaz de incorporar, quando disponíveis, os resultados da avaliação de cursos e do desempenho dos estudantes.
Os destinatários do relatório são os membros da comunidade acadêmica, os avaliadores externos e a sociedade. Considerando essa diversidade de leitores, são fundamentais a clareza na comunicação das informações e o caráter analítico e interpretativo dos resultados obtidos.
O relatório final deve apresentar sugestões para ações de natureza administrativa, política, pedagógica e técnico-científica a serem implementadas.
B) Divulgação
A divulgação, como continuidade do processo de avaliação interna, deve oportunizar a apresentação pública e a discussão dos resultados alcançados nas etapas anteriores. Para tanto, podem ser utilizados diversos meios, tais como: reuniões, documentos informativos (impressos e eletrônicos), seminários e outros. A divulgação deve propiciar oportunidades para que as ações concretas oriundas dos resultados do processo avaliativo sejam tornadas públicas à comunidade interna.
C) Balanço Crítico
Ao final do processo de Autoavaliação, é necessária uma reflexão sobre ele, visando à sua continuidade. Assim, uma análise das estratégias utilizadas, das dificuldades e dos avanços apresentados permitirá planejar ações futuras.
Dessa forma, o processo de Autoavaliação proporcionará não só o autoconhecimento institucional — o que, em si, é de grande valor — como também servirá de balizador para a avaliação externa, prevista no SINAES como a próxima etapa da avaliação institucional.
EIXOS AVALIADOS
Conforme a Portaria nº 92, de 31 de janeiro de 2014, que aprova, em extrato, os indicadores do instrumento de avaliação institucional externa que subsidia os atos de credenciamento, recredenciamento e transformação de organização acadêmica, modalidade presencial, do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), são avaliados os seguintes eixos:
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Planejamento e Avaliação Institucional
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Desenvolvimento Institucional
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Políticas Acadêmicas
-
Políticas de Gestão
-
Infraestrutura
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) do IFSP – Campus São Roque (CPA-IFSP/SRQ), em consonância com as orientações e diretrizes da CPA Central do IFSP, define anualmente os eixos e dimensões que serão priorizados no processo de Autoavaliação.
Essa escolha segue critérios técnicos e estratégicos, considerando o ciclo avaliativo institucional, as demandas apontadas pelos relatórios anteriores, as metas do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e as especificidades locais de cada campus.
Dessa forma, o processo de Autoavaliação mantém-se dinâmico, participativo e alinhado às diretrizes institucionais e nacionais, garantindo a continuidade da melhoria da qualidade e da gestão acadêmica e administrativa.
METODOLOGIA E INSTRUMENTOS DA AUTOAVALIAÇÃO
A CPA-IFSP definiu os indicadores e padrões de qualidade, a metodologia (incluindo análise e interpretação de dados) e os instrumentos utilizados no processo de Autoavaliação, bem como a periodicidade de avaliação de cada dimensão, mediante consultas aos diversos segmentos da comunidade acadêmica, atendendo à Lei nº 10.861/2004, à Portaria MEC nº 2.051/2004, aos documentos” Diretrizes para a Autoavaliação e Orientações Gerais para o Roteiro da Autoavaliação das Instituições, ao Estatuto, ao Regimento Geral, ao Projeto Pedagógico Institucional, ao Plano de Desenvolvimento Institucional e a demais documentos internos aprovados pelo colegiado superior.
A cada ano, a CPA-IFSP promove a avaliação desses mecanismos e da metodologia utilizada, com o objetivo de aperfeiçoar o processo de Autoavaliação como instrumento de planejamento e de gestão acadêmico-administrativa, além de garantir o atendimento às normas de avaliação da educação superior aprovadas pelo Poder Público.
Reuniões
Reuniões da Comissão Própria de Avaliação - CPA
Reuniões da Comissão Própria de Avaliação - Campus São Roque
- Ata de Reunião CPA-SRQ - 20/08/2018
- Ata de Reunião CPA-SRQ - 06/09/2018
- Ata de Reunião CPA-SRQ - 14/09/2018
- Ata de Reunião CPA-SRQ - 06/11/2018
- Ata de Reunião CPA-SRQ - 08/02/2019
- Ata de Reunião CPA-SRQ - 15/02/2019
- Ata de Reunião CPA-SRQ - 19/02/2021
- Ata de Reunião CPA-SRQ - 15/03/2021
- Ata de Reunião CPA-SRQ - 07/05/2021 - com Relatório FCC
- Ata de Reunião CPA-SRQ - 09/2024
- Ata de Reunião CPA-SRQ - 02/2025
- Ata de Reunião CPA-SRQ - 03/2025
- Ata de Reunião CPA-SRQ - 09/06/2025
- Ata de Reunião CPA-SRQ - 07/07/2025
Sensibilização
Sensibilização da comunidade acadêmica
A sensibilização da comunidade acadêmica é uma etapa fundamental do processo de Autoavaliação Institucional, pois tem como objetivo promover o engajamento e a participação efetiva de todos os segmentos da instituição — estudantes, docentes e técnicos-administrativos — na construção coletiva da proposta avaliativa e no fortalecimento da cultura da autoavaliação.
Essa sensibilização é realizada por meio de reuniões, palestras, oficinas, seminários e outras ações de comunicação, que buscam ampliar o entendimento sobre a importância da avaliação institucional e incentivar a colaboração de toda a comunidade.
Além das ações presenciais, a CPA também realiza a divulgação de suas atividades, campanhas e resultados por meio dos canais oficiais de comunicação do campus, incluindo o Instagram @ifspsaoroque_oficial e outros mecanismos de comunicação oficiais o que permite alcançar um público mais amplo e fortalecer o vínculo informativo com a comunidade acadêmica.
É importante ressaltar que a sensibilização não se restringe ao início do processo avaliativo, mas ocorre de forma contínua, acompanhando as ações da CPA ao longo do tempo. Considerando que novos estudantes, docentes e servidores ingressam periodicamente na instituição, a sensibilização permanente garante que todos compreendam o sentido e a relevância da autoavaliação, contribuindo para o aperfeiçoamento e a melhoria contínua da qualidade institucional.
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