Página inicial > - Comunicação Social > Comunicação Social > Notícias > Comemoração do Dia da Matemática - OBMEP, OBA e outras Olimpíadas: entrega de certificados

Publicado: Quarta, 15 de Maio de 2024, 17h49 | Última atualização em Quinta, 23 de Maio de 2024, 17h34 | Acessos: 514

No dia 6 de maio, celebramos o Dia da Matemática, uma data que homenageia a importância dessa disciplina em nossas vidas. Nesse dia, lembramos também dos grandes matemáticos que contribuíram significativamente para o avanço do conhecimento na área e daqueles que promoveram o ensino e a divulgação da disciplina. Nesse caso, o destaque vai para o professor Júlio César de Melo e Souza, mais conhecido pelo seu pseudônimo: Malba Tahan. Os livros de Malba Tahan apresentam a matemática de uma maneira lúdica, sempre na forma de narrativas agradáveis, capazes de encantar leitores de todas as idades, em função de apresentarem desfechos inesperados para problemas aparentemente insolúveis. A importância do professor Júlio é tal, que a data escolhida para festejar a Matemática é, justamente o dia de seu aniversário de nascimento: 6 de maio.

Em comemoração ao Dia da Matemática, os professores Daniela Alves Soares e Lucas Soares Cobello fizeram uma interessante palestra que tratou da vida e obra do professor Júlio César e de outros matemáticos brasileiros de destaque. Além disso,  trouxeram um panorama das principais olimpíadas de Matemática e as vagas olímpicas nas universidades públicas.

Na sequência, os alunos do campus São Roque receberam menções honrosas e medalhas por suas participações na OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas, OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia, OMIF (Olimpíada de Matemática das Instituições Federais) e Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras. Na OBMEP, nossos estudantes conquistaram oito menções honrosas, no nível nacional e duas medalhas de bronze, no nível regional.

Parabéns a essa turminha pela motivação e dedicação!

Vocês nos dão muito orgulho!