Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > - Comunicação Social > Comunicação Social > Notícias > Processo seletivo cursos técnicos: CONVOCAÇÃO e orientações sobre as bancas de heteroidentificação
Início do conteúdo da página

Processo seletivo cursos técnicos: CONVOCAÇÃO e orientações sobre as bancas de heteroidentificação

Publicado: Sábado, 30 de Novembro de 2024, 11h17 | Última atualização em Sábado, 30 de Novembro de 2024, 11h30 | Acessos: 634

Portaria estabelece procedimentos à autodeclaração para vagas reservadas a candidatos negros

As bancas de heteroidentificação do processo seletivo para os cursos técnicos ocorrerão entre os dias 2 e 11 de dezembro de 2024, conforme previsto no Edital IFSP nº 88/2024. O processo conta com 34.549 candidatos inscritos, concorrendo a 7.037 vagas em cursos técnicos integrados, concomitantes e subsequentes, distribuídas em 39 campi do Instituto Federal de São Paulo.

Ao total, 7.744 candidatos autodeclarados pretos e pardos foram convocados para a etapa da banca de heteroidentificação, que será realizada em 38 campi participantes. Acesse a Portaria IFSP nº 6582/2024, publicada em 29/11/2024, que trata das orientações, e a convocação, com a relação de nomes e locais.

Convocação

Os candidatos deverão comparecer ao campus do curso ao qual estão concorrendo, conforme o endereço e o horário especificados na linha correspondente ao seu nome na convocação. É obrigatório apresentar um documento original com foto no momento da banca.

As bancas são organizadas pela Diretoria de Gestão Acadêmica e Processos Seletivos da Pró-Reitoria de Ensino, em conjunto com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) e com a colaboração dos servidores dos campi que atuarão no apoio às bancas.

Como destaca o Neabi, as bancas de heteroidentificação são uma etapa importante das políticas de ação afirmativa e, mais especificamente, da reserva de vagas nas instituições federais de ensino, pois visam garantir que os candidatos que tenham direito às vagas reservadas às pessoas negras (pretos e pardos), possam, efetivamente, acessá-las, evitando possíveis fraudes e/ou equívocos.

“O processo é bastante simples: as candidatas e candidatos terão analisadas as características físicas (fenótipo) que permitam reconhecê-las(os) como pessoas negras. Não há qualquer tipo de interação, tampouco serão consideradas informações sobre ascendência (familiares como pais e avós que sejam negros/as)", reforça a coordenação do núcleo.

Acompanhe todas as informações sobre o processo seletivo em processoseletivo.ifsp.edu.br/cursos-tecnicos-2025-1/.

Portaria IFSP nº 6582/2024 - publicada em 29/11/2024.

Convocação - publicada em 29/11/2024

Fim do conteúdo da página