Prof. Dr. Fernando Piedade ministra curso para gestores (as) da Rede de Ensino Pública Municipal de São Roque
O Professor Fernando Piedade ministrou o curso de formação em Educação Afrocentrada e Antirracista, baseada na Lei N. 10.639/03, que tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as instituições de ensino fundamental e médio do país.
O curso aconteceu na EMEF Carmem Lúcia, a convite de Laís Paranhos - Diretora de Educação do município.
Foi um momento marcado pelo desafio de superarmos o racismo estrutural presente em nossa sociedade, superação possível a partir de constantes reflexões e debates acerca da educação afrocentrada; epistemicídio; educação antirracista; delineamentos conceituais do racismo e suas formas de operação; as ações afirmativas; estudos decoloniais; críticas ao conhecimento único eurocêntrico, entre outros.
Na ocasião, o professor ressaltou a importância da implementação efetiva da lei - no Projeto Político Pedagógico, nos Planos de Ensino, no currículo escolar, por meio de práticas pedagógicas mais humanas, justas e equitativas comprometidas em combater o racismo estrutural.
O percurso antirracista é de muita reflexão. Diante disso, faz-se necessário um Projeto Político Pedagógico baseado em potências - da cultura africana, afrodiaspórica e indígena. Isso porque a educação brasileira caminha a passos lentos quando se fala em educação antirracista. Precisamos, urgentemente, de formação continuada para educadores; de Políticas Pú-
blicas diretas entre os governos; de materiais pedagógicos
antirracistas (bibliotecas afrocentradas) e, sobretudo, de investimento e apoio por parte do Poder Público.
Prof. Dr. Fernando Piedade
Instagram: FernandoPiedade-
antirracistas (bibliotecas afrocentradas) e, sobretudo, de investimento e apoio por parte do Poder Público.
Prof. Dr. Fernando Piedade
Instagram: FernandoPiedade-

Redes Sociais