Participação do IFSP - Campus São Roque no Seminário do Escolas2030 para debater inovações na educação integral, transformadora e antirracista
Na sexta-feira, dia 27/10/2023, a Profa. Anna Carolina Salgado Jardim, Diretora Adjunta de Ensino do IFSP – campus São Roque e a agente mobilizadora do Programa Escolas2030 no IFSP, Kátia Cristina Alves Pinto, participaram do seminário A Educação Integral e Transformadora é Antirracista, promovido pelo Escolas2030 no auditório da Faculdade de Educação da USP, em São Paulo (SP).
O encontro reuniu organizações educativas, Secretarias de Educação e pesquisadores para investigar práticas antirracistas de nossa comunidade, assim como refletir e discutir a questão das relações étnico-raciais no cenário nacional. Para isso, o evento contou com o compartilhamento de práticas, debates, reflexões e construções colaborativas sobre como avançar coletivamente nesta temática fundamental.
A abertura do seminário foi realizada por Elie Ghanem, professor da Faculdade de Educação da USP e coordenador de pesquisa-ação do Escolas2030. Ainda na parte da manhã, aconteceu a “Mostra de Experiências”, que colocou as organizações educativas do programa para refletir e debater em grupos, a partir das suas experiências, sobre os seguintes eixos: de que forma a educação integral e transformadora é antirracista? Como estamos construindo uma educação antirracista no dia a dia da Educação Básica?
Os grupos contaram com as mediações de Rosa Margarida Carvalho, coordenadora do grupo Sankofa de Educação das Relações Étnico- Raciais de Minas Gerais e membro do Comitê Consultivo do Escolas2030; Dayse Oliveira, analista de Projetos Pedagógicos da Associação Nova Escola e Douglas Ladislau, da equipe Coordenadora do Programa Escolas2030 na FEUSP.
A proposta da Mostra de Experiências era de que as trocas dessem origem à construção coletiva de recomendações para políticas públicas e para a prática escolar. Participaram da Mostra de Experiências, as seguintes escolas:
- CIEJA Campo Limpo (São Paulo, SP)Esco
- la Pluricultural Odé Kayodê (Goiás/GO)
- Escola Comunitária Luiza Mahin (Salvador/ BA)
- Escola Municipal Anne Frank (Belo Horizonte/ MG)
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Campus São Roque (São Roque, SP)
- Escola Municipal Antônio Coelho Ramalho (Ibiúna, SP)
- EMEF Luiz Gonzaga do Nascimento Jr. (São Paulo, SP)
- Escola Municipal de Educação Infantil Gabriel Prestes (São Paulo, SP)
- Escola Baniwa Eeno Hiepole (Terra Indígena Alto Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira, AM)
- EMEF Campos Salles (São Paulo, SP)
- EMEF Desembargador Amorim Lima (São Paulo, SP)
- Escola Municipal Quilombola Professora Lydia Sherman (Búzios/ RJ).
Os grupos foram divididos em três salas. O IFSP campus São Roque trocou experiências com as seguintes escolas: Escola Municipal Quilombola Professora Lydia Sherman (Búzios/ RJ); Escola Baniwa Eeno Hiepole (Terra Indígena Alto Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira, AM); e, EMEF Desembargador Amorim Lima (São Paulo, SP).
Os frutos dos debates foram sistematizados pelo mediador. Após o almoço coletivo, os participantes do evento se dividiram novamente em três grandes grupos de trabalho para realização de debates e sistematização de recomendações sobre práticas antirracistas: organizações educativas; universidades e governo.
Buscando um aprendizado mais significativo, as representantes do campus São Roque se dividiram para participar em dois grupos de trabalho distintos, a saber: organizações educativas e governo.
O resultado dos debates foi sistematizado novamente, em forma de recomendações para que, após o evento, as equipes da Ashoka Brasil e da Faculdade de Educação da USP elaborem recomendações para as políticas públicas sobre educação antirracista. Um dos espaços de compartilhamento das recomendações dos grupos de trabalho será o CONAE, que está debatendo o Plano Nacional da Educação para o próximo decênio.
Por fim, o seminário se encerrou com falas de Rosa Margarida e Helena Singer, coordenadora geral do Escolas2030 no Brasil e líder da Estratégia de Juventude da Ashoka.
A partir de políticas e práticas de nossa comunidade, o encontro evidenciou como é possível estabelecer novas relações étnico-raciais na educação.
Aos que não puderem participar presencialmente, algumas apresentações contaram com transmissão ao vivo no canal do YouTube do Escolas2030.
Imagem da Mostra de Experiências entre Escolas-Polo do Programa Escolas2030
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