Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > CSP - Sociopedagó-gico > Assistência Estudantil
Início do conteúdo da página

Assistência Estudantil

Publicado: Segunda, 05 de Junho de 2017, 09h09 | Última atualização em Quinta, 09 de Março de 2023, 07h07 | Acessos: 4340

O Programa de Assistência Estudantil (PAE), aprovado pela Resolução nº 351, de 10 de junho de 2011, em consonância com o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), tem os seguintes objetivos:

I- Democratizar as condições de permanência dos estudantes regularmente matriculados no IFSP;

II- Minimizar os efeitos das desigualdades sociais e regionais na permanência e conclusão, em todos os níveis de escolaridade, pelos estudantes;

III- Reduzir as taxas de evasão;

IV- Contribuir para a promoção da inclusão social pela educação.

AUXÍLIOS CONCEDIDOS NO IFSP, CAMPUS SÃO ROQUE:

  • Auxílio Moradia;
  • Auxílio Alimentação;
  • Auxílio Transporte;
  • Auxílio Material.

OBJETIVOS DOS AUXÍLIOS

  • Auxílio Moradia:  tem por objetivo disponibilizar auxílio financeiro, prioritariamente, para pagamento de aluguel aos estudantes em que a família não reside no município do IFSP, Campus São Roque.
  • Auxílio Alimentação: destina-se a subsidiar as despesas com alimentação dos estudantes, garantindo-lhes ao menos uma refeição ao dia.
  • Auxílio Transporte: tem por objetivo disponibilizar auxílio financeiro para custeio do deslocamento do estudante até o Campus.
  • Auxílio Material: tem por objetivo disponibilizar auxílio financeiro para compra de materiais didáticos e serviços a serem necessários nas disciplinas do curso, como apostilas indicadas por professores, livros referentes às disciplinas do curso ou uniforme para uso de laboratório (jaleco). 

DO PÚBLICO – ALVO:

O programa de Assistência Estudantil é destinado aos alunos regularmente matriculados, no IFSP, nos cursos presenciais em todas as suas modalidades, bem como aos alunos de ensino à distância (EAD) que se encontram em situação de vulnerabilidade social, com renda per capita de até um salário-mínimo e meio, conforme Regulamento do Programa de Assistência Estudantil no IFSP, aprovado pela Resolução nº 351, de 10 de junho de 2011.

DA SELEÇÃO

Os critérios para seleção dos alunos inscritos no Programa de Assistência Estudantil (PAE), serão centrados na vulnerabilidade social, tomando como base o Decreto n° 7.234, de 19/07/2010 e a Resolução nº 351, de 10 de junho de 2011.

A seleção é realizada mediante análise socioeconômica e entrevistas, ou ainda através de visitas domiciliares.

EQUIPE BÁSICA PARA ATENDIMENTO AO DISCENTE:

A equipe básica para atendimento aos alunos inscritos no Programa de Assistência Estudantil do Instituto Federal de São Paulo, Campus São Roque, é composta pelos seguintes profissionais: Assistente Social, Psicóloga, Pedagoga e Técnicos em Assuntos Educacionais.

Fim do conteúdo da página