Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > CPI - Pesquisa > Iniciação Científica > Notícias e Publicações > CPI - Pesquisa > Editais, Notícias, Comunicados e publicações > Estudantes e professores fazem expedição ao PETAR por meio do Programa Ações Universais do IFSP
Início do conteúdo da página

Estudantes e professores fazem expedição ao PETAR por meio do Programa Ações Universais do IFSP

Publicado: Quarta, 31 de Outubro de 2018, 12h43 | Última atualização em Quarta, 31 de Outubro de 2018, 12h43 | Acessos: 1322

Expedição ao Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR), realizada entre os dias 26 e 28 de outubro, organizada por professores e estudantes do IFSP/SRQ, por meio do programa Ações Universais, do Instituto Federal de São Paulo. O passeio proporcionou experiências únicas ao grupo, ligado aos cursos técnicos em Meio Ambiente, Alimentos e Administração Integrados ao Ensino Médio.



Em relação ao parque, trata-se de uma das mais antigas unidades de conservação de São Paulo, criada em 1958. O PETAR abrange uma área de 35.102.8 hectares e localiza-se no Vale do Ribeira, no sudoeste do estado de São Paulo. A importância da área é o resultado da associação entre umas das mais extensas faixas contínuas de reserva de Mata Atlântica, com rica biodiversidade e os sistemas cársticos, que juntos propiciam uma paisagem única no Brasil, associada a atividades turísticas e de lazer.



Cabe destacar ainda que essa região é uma das áreas espeleológicas mais importantes do país, com aproximadamente 450 cavernas registradas, uma variedade de cachoeiras, mirantes, trilhas e comunidades tradicionais. Na ocasião, o grupo visitou em dois dias 4 grandes cavernas do Parque, além de realizar trilhas e passeios, o tradicional boia cross pelo rio Betari, bem como a experimentação de cachoeiras e desfrute da natureza in locu.



O Programa de Ações Universais visa proporcionar aos estudantes regularmente matriculados no Instituto Federal entre outros aspectos, o acesso a cultura, atividades esportivas e de lazer, que resulta, portanto, em experiências formativas mais qualificadas e permeadas por novos conhecimentos e aprendizagens.

Fim do conteúdo da página