Primeiro Dia do Enólogo foi celebrado com louvor em São Roque
Evento
Sucesso também é esperado para o próximo ano
Superando as expectativas dos organizadores do evento, mais de 170 pessoas compareceram ao Primeiro dia do Enólogo, na última sexta-feira, dia 20 de Outubro, no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo (Campus São Roque). "Eles vieram nos prestigiar e também aprender um pouco mais sobre assuntos relacionados a vitivinicultura brasileira e mundial", observou o Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Viticultura e Enologia, Profº. Fábio Lenk.
Com a participação efetiva de todos os alunos e corpo docente do Curso de Viticultura e Enologia, em especial do Professor de Gestão, Rodrigo Bombonati, o campus recebeu toda a comunidade, profissionais da área vitivinícola e da imprensa. Em visita no horário do almoço, o Prefeito da cidade de São Roque, Cláudio Góes, falou sobre apoio ao setor. "Espero que esse seja somente o início de muitos outros eventos realizados pelo Instituto Federal, que poderá contar conosco, pelo menos, no período do meu mandato", afirmou o Prefeito e também empresário do setor de vinhos.
No mesmo dia, durante a tarde, foi realizada a reunião da Câmara Setorial da Uva e do Vinho do Estado de São Paulo em que foi tratada a abertura do processo para novas candidaturas a eleição de novo presidente para o próximo ano.
Também foi revelado o vencedor do Concurso Cultural, o aluno de Licenciatura em Biologia, Vitor Lobo, que levou o prêmio de melhor rótulo para o vinho Infinito elaborado por professores e alunos do Curso Superior de Tecnologia em Viticultura e Enologia.
O Mestre e Pesquisador Científico em Vitivinicultura pelo Instituto de Agronomia de Campinas (IAC), Professor José Luiz Hernandes, falou dos diferentes tipos de condução de implantação do vinhedo e apresentou resultados expressivos obtidos em experimentos feitos na condução do tipo Y , tanto em produtividade como em qualidade geral da uva. Já Matheus Nitta, Engenheiro Agrônomo da Nortene, empresa que fabrica telas plásticas em polietileno, lonas para construção e filmes agrícolas, mostrou o que há de novidade em tecnologia produzida para o setor agrícola e, consequentemente, o uso de telas e métodos de irrigação feita por gravidade para o cultivo da uva.
Entre as palestras mais aguardadas durante o dia, o enófilo e especialista em vinhos, Carlos Cabral, referência no mundo da bebida, discursou sobre o tema "Sua Majestade a Cortiça". Além de aula técnica, Cabral deu uma lição de vida de como se deve trabalhar - com mais de 48 anos de experiência e trabalho com vinhos - e destacou “que no Brasil, o setor vitivinícola precisa de mais incentivo do governo, que há muito ainda o que se melhorar, mas que o governo é de extrema importância para que o setor cresça,” afirma.
E, finalizando o dia, os alunos do Curso de Viticultura e Enologia conduziram uma degustação de vinhos elaborados por eles mesmos sob orientação do Professor de Enologia William Triches, em que se destacaram o vinhos: Espumante Rosé, Vinho Verde, Frisante, Vinho Tinto, Vinho Tinto de Guarda, Mistela, Cachaça e Conhaque.
Contudo, os organizadores do Dia do Enólogo afirmam a total importância dos patrocinadores e apoiadores do evento: CRQ IV Região, Cork, Empório Brazuca, Bellaquinta, Terra do Vinho, Vinícola Goes, Nortene, Ponsoni Pães e Doces, Adega do Pampa, É Massa e Armazém Biointegral (Patrocinadores) e IFSP, Sindusvinho, Ibravin e ABE (Apoiadores), que sem eles, certamente não teria a qualidade com a qual aconteceu o evento.
Redes Sociais